Região

Arapongas incorpora 25 novos guardas municipais

Da Redação ·
Mais 25 guardas municipais aprovados em Concurso Público pela prefeitura de Arapongas, se formaram na quarta-feira (25)
fonte: Divulgação
Mais 25 guardas municipais aprovados em Concurso Público pela prefeitura de Arapongas, se formaram na quarta-feira (25)

Mais 25 guardas municipais aprovados em Concurso Público pela prefeitura de Arapongas, se formaram ontem (25), em solenidade de incorporação ocorrida no Paço Municipal e que contou com a presença do prefeito Beto Pugliese, do vice Jair Milani, do secretário de Segurança Pública, major Edwayne Arduin, do secretário de Segurança de Londrina, Benjamin Sanlorezi, do presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Onofre, do prefeito de Rolândia e presidente do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região (Cismel), Johnny Lehman, e demais representantes dos setores de policiamento e segurança de Arapongas e região e das Guardas Municipais de Londrina e Apucarana . Com o novo efetivo, Arapongas passa a contar com 58 Guardas Municipais.

continua após publicidade

Em seu pronunciamento o prefeito Beto Pugliese falou sobre a criação da Guarda Municipal e dos esforços para o surgimento de uma guarnição, que viesse se somar as forças de segurança do município, auxiliando na diminuição dos índices de criminalidade. ”Hoje é com orgulho que vemos nossos Guardas Municipais pelas ruas da cidade, levando paz e tranquilidade para a população e cumprindo sua obrigação de zelar pela segurança, com um eficiênte grau de operacionalidade e com o respeito que este importante setor da sociedade merece”, disse.

continua após publicidade

Ele também destacou o reforço do efetivo da Guarda Municipal de Arapongas e os investimentos que estão sendo feitos para melhorar cada vez mais a sua estrutura, lembrando que o município tem cerca de 2.3 milhões de reais disponíveis, através do Pronasci, para futuras melhorias no setor. ”Deste total, cerca de 700 mil reais seriam para ampliar o sistema de monitoramento e o restante para equipagem da Guarda, que já conta com uma das melhores estruturas operacionais do Estado”, avaliou. A Guarda Municipal de Arapongas conta com 7 viaturas caracterizadas, 11 motos e utiliza armamento não letal (Taser), dentro de um conceito de modernidade e respeito com a vida.

Segundo o major Edwayne Arduin, o novo contingente é formado por jovens prontos e capacitados para servirem a comunidade e cientes de suas obrigações de agentes de segurança e de integração entre as forças policiais, onde a Guarda Municipal tem fator preponderante. ”Aos novos Guardas nossas boas vindas e temos certeza que eles cumprirão suas obrigações com muito zelo, dedicação, ética e principalmente respeito com a comunidade”, disse o major. No final da solenidade foi feito o lançamento do Departamento Anti Drogas, vinculado à Secretaria de Segurança e apresentado o projeto de modernização do software de monitoramento por câmeras. Segundo o major, o novo sistema melhorou o sinal de rádio que retransmite o sinal das câmeras, o sistema de navegação de viaturas e ampliou a capacidade de armazenamento de imagens captadas pelas câmaras de monitoramento, de 5 para pelo menos 30 dias. ”Também foi adaptado um novo equipamento de no-break que dará autonomia de até 4 horas de funcionamento para todo o sistema de controle operacional”, completou o major. Atualmente a Secretaria de Segurança tem 11 câmeras de monitoramento instaladas em pontos estratégicos da região central e bairros de Arapongas.