Região

Arapongas estrutura Departamento Anti Drogas

Da Redação ·
Departamento já chega com uma estrutura funcional formada por uma equipe de 6 agentes multiplicadores provenientes da própria Guarda Municipal
fonte: Divulgação
Departamento já chega com uma estrutura funcional formada por uma equipe de 6 agentes multiplicadores provenientes da própria Guarda Municipal

Com a criação do Departamento Anti Drogas (DAD), lançado nesta quarta-feira, 25, durante a solenidade de formatura da Guarda Municipal, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Sestran) de Arapongas, passa a atuar na prevenção do uso indevido de drogas mediante a sensibilização, a educação e ações diretas no meio estudantil, visando alertá-los sobre os riscos e perigos das drogas. O Departamento já chega com uma estrutura funcional formada por uma equipe de 6 agentes multiplicadores provenientes da própria Guarda Municipal que passaram por treinamento e por uma estrutura operacional de uma viatura e duas motos, além de farto material ilustrativo, como folders e cartilhas.

continua após publicidade

O órgão também contará com um site informativo, teatro de fantoches, atividades esportivas e diversos projetos paralelos que irão levar ações de prevenção diretamente nas Escolas das redes de Ensino do município. O trabalho vai ter as parcerias de Clubes de Serviço, entidades sociais e representativas de classe e também com o Grupamento de Patrulha Escolar Municipal (GPEC), que será responsável pelas palestras e apresentações de teatro de fantoche.

continua após publicidade

A primeira ação do Departamento começa na próxima segunda-feira, dia 30, com o lançamento de um Concurso entre os alunos da rede municipal de Ensino para dar nome ao mascote do DAD, simbolizado por um pássaro vestido com as cores da Guarda Municipal e que será o personagem principal nas apresentações teatrais. Também estão programados lançamentos dos projetos ”Violência Não” e ”Amiguinhos da Guarda” e a realização de eventos bimestrais visando mobilizar toda a comunidade em torno de ações de prevenção ao uso de drogas, conforme a característica principal do programa.

continua após publicidade

Segundo o secretário municipal de Segurança, major Arduin, o cenário escolhido para as ações do DAD (Escolas) se justifica por ser um ambiente privilegiado para o desenvolvimento de programas preventivos, visto que permite um tempo prolongado de ação e oferece uma estrutura funcional, que facilita o desenvolvimento continuo de ações em diversos níveis. ”Hoje as Escolas são a principal fonte de socialização da criança e vamos aproveitar essa condição para levar até elas, os conceitos básicos de prevenção ao uso de drogas, que é a maior preocupação da sociedade atualmente”, justificou o major.

O prefeito Beto Pugliese ressaltou que com a criação do DAD, Arapongas dá um importante passo para aprimorar sua política anti drogas, que a partir de agora passa a atuar não somente na repressão, como também na prevenção. ”O objetivo da Ação é envolver nosso jovens numa vivência onde o diálogo e a informação serão postos como mecanismos pedagógicos no combate as drogas e temos certeza que a Sestran está preparada para desenvolver este trabalho, com eficiência e com o respeito que nossa juventude merece”, avaliou o prefeito.