MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Prefeito visita obras do Senac em Apucarana

Acompanhado do secretário de Infraestrutura Urbana, Herivelto Moreno, o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) tirou parte da tarde desta terça-feira (24/08) para conferir de perto como estão ficando as instalações do prédio que vai abrigar o Centro d

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.08.2010, 17:51:00 Editado em 27.04.2020, 20:58:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Acompanhado do secretário de Infraestrutura Urbana, Herivelto Moreno, o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) tirou parte da tarde desta terça-feira (24/08) para conferir de perto como estão ficando as instalações do prédio que vai abrigar o Centro de Educação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), em Apucarana. “Além de participar com a doação da área para o empreendimento, o município tem contribuído com investimentos em infraestrutura também no entorno, como promoção de recape asfáltico”, relata o prefeito.

continua após publicidade


A inauguração do novo espaço educacional devem ser anunciada para breve. Quando em atividade, a escola deve atender a cerca de 10 mil alunos ao ano, abrangendo interessados de outras 17 cidades, na aprendizagem de habilidades para atuação direta no setor comercial.


Localizado na Avenida Jaboti, próximo ao Fórum Eleitoral, o terreno de 11,3 mil metros quadrados onde será erguido o Centro de Educação Profissional do SENAC foi doado pela Prefeitura de Apucarana. A vencedora da licitação foi Graça Júnior, de Arapongas, e a área total construída é de 2.340,33 metros quadrados. O valor do investimento é de R$3,8 milhões. “Esta obra é resultado do trabalho de muitas pessoas sérias, éticas, dedicadas. Prova de que não se avança sem persistência e coragem e, de que quando o objetivo final é o bem comum, a vitória sempre vem. Parabenizo a todos que deram sua contribuição para que a obra se tornasse uma realidade, pois este centro educacional vai trazer mais qualidade, melhorar a vida dos nossos cidadãos”, destacou o prefeito de Apucarana, João Carlos.

continua após publicidade


O Senac é uma instituição que oferece cursos, palestras e outras atividades nas áreas de Artes, Comércio, Comunicação, Conservação e Zeladoria, Design, Gestão, Imagem Pessoal, Idiomas, Informática, Tecnologia Educacional, Meio Ambiente, Lazer e Desenvolvimento Social, Saúde e Turismo e Hospitalidade. Também oferece cursos a distância, inclusive Pós-Graduação, focando Gestão Educacional, Educação Ambiental e Educação a Distância. Além disso, o Senac oferece atendimento corporativo personalizado para empresas do setor, por meio do “Senac na Empresa” e outras atividades afins com a vocação da cidade ou região a que está subordinada.

continua após publicidade


A conquista – Por pouco Apucarana não perdeu o investimento. A notícia de que o SENAC construiria um centro educacional na cidade foi confirmada à mídia em 26 de março de 2006. A princípio o local para edificação seria em terreno na Rua Clotário Portugal (antiga instalação da Casa Portugal), que foi gentilmente doado pela colônia portuguesa.


Em uma carta de intenções assinada no dia seguinte, ficou oficializada uma parceria entre o Município de Apucarana, Senac e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), dando todo o suporte ao projeto de preservação ecológica do terreno, cujas proximidades abriga nascente do Rio Pirapó.

continua após publicidade


Os impasses que impediram a obra no local tiveram início já no dia 29 de março, quando a Promotoria de Defesa do Meio Ambiente de Apucarana encaminhou ofício ao então prefeito, fazendo uma série de questionamentos em relação à construção. A resposta é dada rapidamente, sendo encaminhada em forma de ofício no dia 06 de abril. Nele, a administração municipal assegura que está tudo sendo conduzido dentro da lei, obedecendo às normas do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e garantiu a preservação da nascente do Pirapó, inclusive, implantando no local o Monumento das Águas.


A partir daí inicia-se uma “guerra de laudos” – positivos e negativos à obra - e até audiência pública sobre o assunto é promovida. Com o passar do tempo, permanece a indefinição sobre a possibilidade da construção naquele terreno e, somado ao risco da perda do financiamento já aprovado para a obra, em 10 de maio de 2007 o Senac exige solução para o impasse e cogita mudar o lugar da construção da nova sede. Neste mesmo cenário, a Suderhsa defende a obra e “considera atitude hipócrita daqueles que defendem a conservação da área a partir de agora já que muitas outras construções foram feitas de forma irregular”.


No dia 23 de maio de 2007 é a Câmara Municipal de Apucarana que sai em defesa da obra. Irredutível, no dia 02 de junho de 2007 o MP oficializa posição contra obra e o promotor recomenda à prefeitura e ao SENAC que nenhum tipo de edificação seja construída no local

.
A nova e definitiva área para abrigar o Centro de Educação Profissional do SENAC em Apucarana é anunciada no dia 29 de outubro de 2007. A partir daí, foi necessário reformulação do projeto arquitetônico inicial, aprovação da doação do terreno por parte da Câmara de Vereadores, transferência da área escriturada para o SENAC, entre outras ações, que culminaram na assinatura da ordem de serviço para a obra, no dia 15 de abril de 2009.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Prefeito visita obras do Senac em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!