Região

Operação bloqueio fiscaliza 50 veículos no Umbará

Da Redação ·

Duas pessoas foram detidas, seis cigarros de maconha e um revólver calibre 38, marca Taurus, com seis munições intactas, foram apreendidos, nesta quinta-feira (19), na Rua Nicola Pellanda, Umbará, em Curitiba. As ações ocorreram durante operação de bloqueio da Companhia de Trânsito (Cotamotran) do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).  

continua após publicidade

Das 13h às 19h30, foram abordadas 65 pessoas e fiscalizados 50 veículos, desses 24 foram notificados e 16 recolhidos ao pátio do Detran. “O objetivo dessas operações é combater crimes de qualquer natureza, bem como fiscalizar o trânsito”, ressalta o comandante da operação, tenente Dennis Büher Pedroso.  

Na abordagem que resultou na apreensão do revólver, um veículo Mitsubishi L200 foi vistoriado. “O condutor portava a arma de fogo sem registro obrigatório”, afirma o tenente. O motorista, de 33 anos, foi detido e encaminhado ao 13.º Distrito Policial (Tatuquara). Logo depois, um veículo Fiat Tipo foi abordado pelos policiais e com o passageiro, de 20 anos, foram localizados seis cigarros de maconha. Ele também foi levado ao 13.º DP.  

continua após publicidade

INFRAÇÕES – Foram emitidas 56 notificações por infrações referentes a dez artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sendo 38 gravíssimas, dez graves e oito leves. Onze delas foram por conta de o veículo não estar devidamente licenciado e com a correta documentação (230 V); três por alteração de cor ou característica do veículo (230 VII); duas por conduzir o veículo com equipamento de sistema de iluminação e sinalização alterado (230 XIII); e uma pelo veículo conduzido estar com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante (230 XI).  

As infrações em relação à documentação dos motoristas foram: onze por o condutor permitir ou entregar veículo à pessoa não habilitada (164); oito por condução de veículos sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir (162 I); oito por não estar com os documentos definidos por lei (232); sete por dirigir sem o uso de equipamentos obrigatórios (232); três por dirigir com a CNH vencida a mais de 30 dias (162 V); duas por conduzir com CNH ou Permissão de categoria diferente da do veículo que esteja conduzindo (162 III).