Região

Presos da cadeia da 54ª DRP ganham almoço natalino

Da Redação ·
Conselho da Comunidade da Comarca ofereceu um almoço especial aos presos. Foto: Ivan Maldonado
Conselho da Comunidade da Comarca ofereceu um almoço especial aos presos. Foto: Ivan Maldonado

Os mais de 140 detentos da cadeia da 54ª Delegacia Regional (DRP) de Ivaiporã comemoraram o Natal ontem, com um almoço especial oferecido pelo Conselho da Comunidade da Comarca. No cardápio, refrigerante, saladas, arroz, maionese, macarrão caseiro, carne de porco e de frango. A ação de generosidade acontece há mais de 20 anos no município e conta com diversos colaboradores, inclusive a Pastoral Carcerária.

continua após publicidade

Augusto Ghizoni, membro do conselho, diz que o almoço transforma o clima da carceragem em um momento de harmonia. “Já faz 23 anos que realizamos essa confraternização. O intuito é mostrar que aqui fora, as pessoas também se interessam pela recuperação deles. As visitas que fazemos semanalmente e esse almoço é uma semente. A gente planta e nem sempre ela nasce, mas quando nasce a gente fica satisfeito, porque está produzindo resultado”, comenta Ghizoni.

O detento Edinaldo Pereira, 26 anos, preso há nove meses por assalto, diz que é o primeiro Natal da vida em reclusão. Para ele, a ceia faz com que reflita sobre a liberdade. 

continua após publicidade

Presos da cadeia da 54ª DRP ganham almoço natalino fonte: Reprodução

“Nesse tempo aqui na Cadeia consegui me libertar do crack. Esse momento de confraternização, o almoço, faz a gente refletir para quando sair daqui mudar de vida e nunca mais voltar”, planeja Pereira. O pastor da Igreja Batista, Osias Mainardes, que também acompanha semanalmente os detentos diz que o almoço é muito importante para trazer de volta a dignidade perdida na carceragem. “O fato deles perceberem que alguém de fora mostra alguma preocupação faz com que aja um pouco mais de paz no coração e de tranquilidade, até mesmo no convívio entre eles”, comenta Mainardes.