MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Flores viram alternativa de renda em Rosário do Ivaí

Uma ideia na cabeça e muita vontade de trabalhar e permanecer morando em Rosário do Ivaí. Foi assim que os irmãos Emídio há três anos reinventaram a propriedade rural da família com um plantio de flores. Apesar da atividade ainda engatinhar no sítio de po

Da Redação

·
Flores são alternativa de renda. Foto: Tribuna do Norte
Icone Camera Foto por Reprodução
Flores são alternativa de renda. Foto: Tribuna do Norte
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.12.2016, 09:19:00 Editado em 12.12.2016, 16:02:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma ideia na cabeça e muita vontade de trabalhar e permanecer morando em Rosário do Ivaí. Foi assim que os irmãos Emídio há três anos reinventaram a propriedade rural da família com um plantio de flores. Apesar da atividade ainda engatinhar no sítio de pouco mais de cinco alqueires, os cinco irmãos já conseguiram recuperar os investimentos iniciais e garantir para cada um mais de dois salários mínimos mensais.

continua após publicidade

Na propriedade, os irmãos construíram cinco estufas e produzem plantas do setor de ornamentação de casamento e eventos, tais como, aster, tango, boca de leão, lisiantus, cravinia, gypsolia (mosquitinho). A atividade de flores ocupa espaço de menos de um alqueire. Sem a intermediação de atravessadores, garantem maior margem de lucro. Por enquanto, a comercialização é feita em floriculturas da região. Segundo, José da Silva Emídio, eles aprenderam a cultivar flores no município de Bragança Paulista, interior de São Paulo. “Quando voltamos de lá, nós tentamos por um bom tempo o cultivo do tomate, mas o resultado não foi o esperado. Foi então, que resolvemos o negócio com flores, plantamos um pouco e deu certo”, relata José. 

O irmão Carlos Alberto Emídio, diz que o próximo passo da família é aumentar produção. “Hoje temos espaço para comercializar a produção. Mas, a ideia é ir aumentado os negócios aos pouquinhos, sem fazer loucuras. Também estamos pensando em plantar flores de vaso”, explica Carlos Alberto. O agrônomo da Emater local, André Luiz Alves Miguel, diz que floricultura é uma excelente alternativa para a diversificação das propriedades rurais. 

continua após publicidade

“A floricultura, além de trazer renda de fora que ajuda movimentar o comércio local, consegue fixar o homem no campo. Só nesse caso aqui, são mais cinco famílias que voltaram a sobreviver na terra com mais qualidade do que tinham antes”, comenta Miguel. 

Sergio Carlos Empinotti, agrônomo do escritório do Deral, de Ivaiporã explica que a floricultura é uma atividade econômica importante dentro do agronegócio brasileiro. “Faz tempo que o mercado de flores e plantas ornamentais ganha espaço no Brasil. Até 2013, o crescimento anual girava em torno de 12% ano. Com a crise econômica caiu um pouco, mas não parou”.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Flores viram alternativa de renda em Rosário do Ivaí"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!