Região

Apae de Cambira vence Festival Nacional Nossa Arte

Da Redação ·
 Apae de Cambira conquistou o primeiro lugar em Dança e o terceiro lugar em Artes Cênicas.
Apae de Cambira conquistou o primeiro lugar em Dança e o terceiro lugar em Artes Cênicas.

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cambira conquistou o primeiro lugar em Dança e o terceiro lugar em Artes Cênicas na 10ª edição do Festival Nacional Nossa Arte, em Olinda (PE). O festival artístico é voltado a pessoas com deficiência e foi realizado ao longo do último final de semana.

continua após publicidade

Ao todo, 15 alunos com deficiência intelectual e transtorno global do desenvolvimento viajaram para a cidade pernambucana. Oito deles participaram do espetáculo de dança intitulado ‘Do Aniquilamento à Plenitude’, baseado na obra ‘Em Busca de Sentido’ de Viktor Frankl. A apresentação levou o prêmio máximo na categoria.A Apae de Cambira disputou ainda na categoria Artes Cênicas, apresentando a peça ‘Reflexos da Alma’.

Contando com 15 atores, a apresentação foi baseada no livro ‘O Retrato de Dorian Gray’, do escritor Oscar Wilde.“A arte tem essa característica de ser libertadora. Participar dessa competição e conseguir resultados expressivos como esses servem para mostrar as competências e habilidades das pessoas com deficiência. Todos podem dançar, atuar e alcançar seus objetivos”, explica Cláudia Mara Moretti Marin, professora de Artes e pedagoga da Apae de Cambira,.Segundo ela, o resultado é um reconhecimento do trabalho realizado pela instituição. “Já são seis anos elevando o nome de Cambira a nível nacional. Nossa Apae tem suas limitações e dificuldades, mas com trabalho e dedicação vamos superando os obstáculos”, afirma.O Festival Nossa Arte é uma promoção da Federação Nacional das Apaes e acontece a cada três anos. Para disputar a fase nacional do festival, a Apae de Cambira precisou vencer as etapas regional e estadual. É a segunda edição consecutiva do festival que a escola participa da fase nacional. Na edição anterior, Cambira ficou com a segunda colocação na Dança e repetiu o terceiro lugar em Artes Cênicas. (RENAN VALLIM)