Região

Ivaiporã testa semáforo com wi-fi que se autoprograma de acordo com tráfego

Da Redação ·
Nova tecnologia de reconhecimento avançado em semáforos de trânsito está sendo implantada em Ivaiporã. Foto: Arquivo TN
Nova tecnologia de reconhecimento avançado em semáforos de trânsito está sendo implantada em Ivaiporã. Foto: Arquivo TN

Uma nova tecnologia de reconhecimento avançado em semáforos de trânsito está sendo implantada em Ivaiporã, o Semáforo Autônomo Inteligente. O novo sistema de sinalização que está sendo instalado pioneiramente na Avenida Ladslao Gil Fernandez, pela empresa de tecnologia Seebot, de Maringá. O equipamento promete melhorar a fluidez dos veículos, proteger pedestres e os próprios motoristas. De quebra, o semáforo terá ainda rede de Wi-fi disponível num raio de aproximadamente 300 metros.

continua após publicidade

De acordo com o engenheiro de controle e automação, Thiago Mattia, da empresa Seebot o principal foco do semáforo é otimizar o trânsito e diminuir a fila de espera. “O semáforo tem câmeras internas que captam imagem da via e através de alguns índices calcula qual o preenchimento da via e velocidade do tráfego. Com isso, ele tem um sistema de otimização e com esses índices, decide qual via deve abrir ou fechar”, explica Mattia. Por enquanto, o semáforo funciona somente no sinal de atenção, a expectativa é que em dez dias seja liberado.

“Ele demora um pouco para aprender sobre a via e também não podemos semaforizar antes de terminar toda a sinalização ao redor. Junto com isso, também estamos fazendo melhorias no software e no hardware para ficar 100% quando começar a operar”, destaca Mattia. O cientista da computação, Allanclair Flausino dos Santos, responsável pelo controle de abertura e fechamento do sinal diz que o semáforo priorizará a via com maior número carros. “É como se fosse um agente de trânsito, ou até melhor, já que para este trabalho, a máquina é muito mais precisa. O semáforo consegue fazer vários cálculos muito rápido. É como se tivéssemos um agente em cada via se comunicando entre eles, e tomando a decisão mais eficiente, determinando qual o tempo de fechamento mais adequado para cada uma das vias”, explica Santos. 

continua após publicidade

O Semáforo Autônomo Inteligente pode ainda ser utilizado como placa de sinalização e sistema de autuação de infrações de trânsito cometidas tanto por motoristas como por pedestres. Outras funcionalidades em desenvolvimento permitem identificação de vagas de estacionamento e liberação de vias para ambulâncias e carros de bombeiros em casos de emergência.