Região

Cemitérios são preparados para Finados

Da Redação ·
Limpezas particulares dos jazigos também acontecem com maior intensidade. Foto: Delair Garcia
Limpezas particulares dos jazigos também acontecem com maior intensidade. Foto: Delair Garcia

As prefeituras de Apucarana, Arapongas a Ivaiporã estão preparando os cemitérios municipais para receberem os visitantes no Dia de Finados, marcado para a próxima quarta-feira (2). Os serviços de limpeza e manutenção dos locais intensificaram os trabalhos ao longo da última semana. As limpezas particulares dos jazigos também acontecem com maior intensidade. Apenas em Arapongas ainda é possível realizar reformas e pinturas. O prazo acaba hoje.

continua após publicidade

Diretor da Autarquia de Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa), Marcos Bueno afirma que, baseado nos últimos anos, os cemitérios da Saudade, Cristo Rei e do Pirapó devem receber, somados, cerca de 30 mil pessoas. “Apesar do maior movimento acontecer no Dia de Finados, a movimentação fica mais intensa durante toda a semana”, afirma.
Segundo ele, diversas melhorias foram feitas no local ao longo do ano, desde a recuperação de estruturas danificadas por vândalos até melhorias nas ruas internas. Agora, os últimos retoques incluem a pintura dos meio-fios e a instalação de iluminação no local. “Aproveitando o investimento feito em iluminação em toda a cidade, a prefeitura também resolveu melhorar a iluminação interna dos cemitérios, que deve estar perto dos 100% no Dia de Finados”, destaca. 

Em Arapongas, a expectativa é de pelo menos 10 mil pessoas visitando o Cemitério Municipal, de acordo com o gerente administrativo do local, Olívio Garbim. “As melhorias não pararam durante todo o ano. Atualmente, estamos intensificando sobretudo a pintura das vias e outros cuidados básicos para receber a população”. Ele lembra ainda que vasos que retém água não são permitidos. A prefeitura fez inclusive a retirada desses recipientes em todo o cemitério. “Pedimos que as pessoas não levem flores artificiais, apenas naturais, e sempre tenham cuidado com os recipientes, para que não se transformem em criadouros do mosquito Aedes aegypti”, ressalta ele. Ontem, dezenas de pessoas estiveram nos cemitérios para lavar os túmulos de seus entes queridos. Um deles é o vigilante apucaranense Ruan Navarro, que lavou os túmulos dos pais, avós e bisavós. “É o carinho que fica. Eles já se foram, então essa é uma forma de manter a lembrança viva. É o que podemos fazer por eles”, afirma. O período também serve para a doméstica Benedita Lachoski conseguir uma renda extra. Ela lava seis túmulos no Cemitério Cristo Rei, fora o da própria família. “Sempre tento cuidar dos túmulos com carinho e respeito, deixando tudo bem limpo e organizado para as famílias. Assim, eu consigo tirar um dinheirinho”, diz. O prazo para realizar o serviço de lavagem de túmulos, tanto em Apucarana quanto em Arapongas, acaba na próxima segunda-feira (31). 

continua após publicidade

Ivaiporã reforma cemitério
A Prefeitura de Ivaiporã está preparando o cemitério municipal para receber um publico de aproximadamente 20 mil pessoas no feriado de Finados. Desde o início da semana, o Departamento de Obras e de Meio Ambiente intensificaram os serviços de melhorias e limpeza. O combate à dengue também foi intensificado pela equipe do setor de controle de endemia do município. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Jayme Ayres há mais de 20 dias os servidores municipais executam os trabalhos limpeza no local. São serviços de poda de árvores, plantio de novas mudas e grama, pintura dos muros, guias e meios fios. Dentro dos trabalhos de melhoria a prefeitura também conclui a pavimentação em algumas ruas com pedras poliédricas. Neste ano a novidade é a construção de um novo portal e altar para a realização de ritos religiosos. “Removemos o cruzeiro para um espaço maior e junto construímos um altar para ritos religiosos. Antes o culto ecumênico era realizado em uma das vias do cemitério e ficava muito congestionado”, explica. O secretário relata ainda que o prazo para reformas de túmulos foi encerrado na última semana. Já a limpeza dos túmulos pode ser realizada até mesmo no domingo.