Região

Alunos desocupam 23 escolas estaduais do NRE de Ivaiporã 

Da Redação ·
​Vinte e três escolas estaduais da área do NRE de Ivaiporã foram desocupadas. Foto: Arquivo TN
​Vinte e três escolas estaduais da área do NRE de Ivaiporã foram desocupadas. Foto: Arquivo TN

Vinte e três escolas estaduais da área do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Ivaiporã foram desocupadas na quarta-feira (26) após a Procuradoria Geral do Estado obter liminares favoráveis junto às comarcas de Ivaiporã, Grandes Rios e São João do Ivaí. As reintegrações começaram a ser cumpridas pelos oficiais de justiça na manhã de ontem e parte das escolas foi desocupada espontaneamente pelos estudantes. 

continua após publicidade

Apucarana
Segundo o NRE de Apucarana, o número de escolas ocupadas no início da tarde de quarta-feira chegava a 21. Na terça, duas escolas foram consideradas oficialmente desocupadas, a Ângelo Casagrande, em Marilândia do Sul, e o Colégio Marumbi, em Marumbi. No final da tarde, entretanto, o NRE confirmou novas desocupações nos três maiores colégios de Arapongas, Emilio de Menezes, Marquês de Caravelas e Unidade Polo. Segundo o NRE, a expectativa é que nesta quinta-feira (27) novas escolas sejam desocupadas pelos estudantes.

Ocupa Paraná
O movimento reuniu cerca de 400 estudantes de vários municípios do estado em assembleia geral na quarta-feira (26) para discutir as ocupações, que já duram 21 dias. No encontro, os estudantes rejeitaram sair das instituições, mas disseram que “cada ocupação tem autonomia para fazer o que achar melhor”. Na prática, o rumo de cada ocupação será definido nas escolas.

continua após publicidade

Leia a matéria completa na edição impressa ou versão digital, desta quinta-feira (27), do jornal Tribuna do Norte.