Região

Trabalho de epidemiologia da UEL é finalista em prêmio nacional

Da Redação ·

O trabalho “Implementação e Avaliação do programa em Vigilância em Saúde da Toxoplasmose Gestacional e congênita do Município de Londrina – PR: um modelo para o SUS” está entre os três finalistas da 10ª Mostra Nacional de Experiência Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), que acontecerá em Brasília entre os dias 24 e 26 de novembro deste ano. O evento é promovido todos os anos pelo Ministério da Saúde (MS).

continua após publicidade


Com o objetivo de elaborar um modelo de tratamento da toxoplasmose em gestantes e crianças, o projeto foi desenvolvido de maneira integrada e em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, em todas as Unidades Básicas de Saúde de Londrina. A professora Regina Mitsuka Breganó, do Departamento de Ciências Patológicas, e consultora no projeto, destaca que a experiência de Londrina será conhecida em todo o território nacional. “Este reconhecimento demonstra a importância do trabalho”, diz.


A 10ª Expoepi visa a divulgar e premiar os serviços de saúde do SUS que se destacaram na área de epidemiologia. Com classificação na categoria de inovações na gestão dos processos de trabalho em vigilância em Saúde com ênfase na integração com a atenção básica, o trabalho servirá de modelo para implementação em nível nacional.

continua após publicidade


Além de participantes da Secretaria de Saúde de Londrina, também atuam como consultores do Ministério da Saúde no projeto os seguintes professores da UEL: Regina Mitsuka Breganó, Departamento de Ciências Patológicas, Fabiana Maria Ruiz Lopes Mori, Departamento de Ciências Patológicas, Roberta Lemos Freire e Italmar Teodorico Navarro, Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, Jaqueline Dario Capobiango, Departamento de Clínica Médica, Inácio Teruo Inoue, Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, Edna Maria Vissoci Reiche e Helena Kaminami Morimoto, Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas e Tiemi Matsuo, Departamento de Estatística.