MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Casos de dengue voltam a crescer na região

Nem mesmo o frio tem afastado os casos de dengue da região. Segundo a 16ª Regional de Saúde (RS), uma nova situação foi confirmada ontem em Arapongas. “Este é o 11º caso autóctone do município”, conta o chefe da 16ª RS, Kazuhiko Yamamoto.   Ao todo

Da Redação

·
 Evitar água parada é a maneira mais eficaz de combater o Aedes
Icone Camera Foto por Divulgação
Evitar água parada é a maneira mais eficaz de combater o Aedes
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.08.2010, 08:57:00 Editado em 27.04.2020, 20:58:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nem mesmo o frio tem afastado os casos de dengue da região. Segundo a 16ª Regional de Saúde (RS), uma nova situação foi confirmada ontem em Arapongas. “Este é o 11º caso autóctone do município”, conta o chefe da 16ª RS, Kazuhiko Yamamoto.

continua após publicidade

Ao todo, Arapongas contabiliza 25 infectados pelo Aedes aegypti. Quatorze destas situações foram importadas de outras regiões. O município, conforme Yamamoto, também lidera no número de casos da doença na área da 16ª RS. “Doze municípios da regional têm registros. Desde o início do ano, já são 62 casos, sendo 45 importados e 17 autóctones”, relata. A região também já teve 376 notificações.

continua após publicidade


O médico recomenda que os cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença sejam mantidos, ainda mais com a entrada do sorotipo 4 da dengue no Brasil. A infecção pelo vírus causa os mesmos sintomas da dengue comum - febre alta, dores de cabeça e atrás dos olhos, nos ossos, articulações e abdômen, além de manchas vermelhas pelo corpo, vômitos e sangramentos. “Não podemos deixar água parada, temos que continuar atentos”, salienta Yamamoto.


De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), 24.658 casos de dengue foram registrados no Paraná em 2010. Deste total, 23.867 são autóctones e 791, importados.


Comparado com o mesmo período de 2007, que foi um ano epidêmico da doença, houve aumento de 31% nos casos notificados da doença, de 44.307 em 2007, para 58.185 em 2010. “Isso demonstra que o Estado está aumentando cada vez mais seu sistema de notificação e combate à dengue e que os profissionais de saúde estão atentos à doença”, analisa o superintendente de Vigilância em Saúde da Sesa, José Lúcio dos Santos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Casos de dengue voltam a crescer na região "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!