Região

Polícia frustra tentativa de fuga em massa na cadeia de Ivaiporã

Da Redação ·
Saída do túnel é ao lado do buraco onde em julho fugiram 27 presos (Foto/Ivan Maldonado)
Saída do túnel é ao lado do buraco onde em julho fugiram 27 presos (Foto/Ivan Maldonado)

Policiais civis e militares frustraram nesta quinta-feira (22) mais uma tentativa de fuga em massa na carceragem da 54ª Delegacia Regional de Polícia (54ª DRP), em Ivaiporã. Após campana iniciada na noite de ontem, que durou até às 6 horas, a polícia teve êxito e encontrou um túnel de 1,5 metro de profundidade com extensão de aproximadamente 6 metros, na parte de fora da delegacia, ao lado do Instituto Médico Legal. 

continua após publicidade

Segundo o delegado Gustavo Dante, após informações do setor de inteligência da Polícia Civil, sobre uma suposta tentativa de fuga foi montada a campana com o apoio da PM. “Passamos a noite acordados ouvindo o barulho do túnel sendo cavado. Após localizar o ponto onde ocorreria a fuga ficamos aguardando, mas por volta das 6 horas, o trabalho deles parou. Acredito que a fuga em massa estava programada para hoje à noite”, destaca Dante.

A carceragem de Ivaiporã fica no centro da cidade, com capacidade para apenas 42 internos, porém abriga 153 presos, desse total quase metade, 75 são condenados. “Pelo menos para amenizar a situação, a solução seria a transferência imediata dos condenados que estão cumprindo pena aqui. Eles deveriam estar no sistema penitenciário, entretanto estão na delegacia. Isso dificulta o trabalho da Polícia Civil que poderia estar cumprindo o seu trabalho de investigação na rua. Mas infelizmente, estamos aí desviando nossa função para cuidar de presos”, comenta Dante.

continua após publicidade

Esta é a quinta tentativa de fuga frustrada na 54ª DRP, em 2016. Em julho, 27 presos conseguiram a liberdade forçada através de um túnel que foi cavado a partir do solário e com a saída praticamente no mesmo local do buraco encontrado hoje.