Região

Implantação do Samu regional de Ivaiporã entra na etapa final

Da Redação ·
A regional terá bases em Ivaiporã, São João do Ivaí e Manoel Ribas. Foto: Ivan Maldonado
A regional terá bases em Ivaiporã, São João do Ivaí e Manoel Ribas. Foto: Ivan Maldonado

Durante a inauguração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Norte Novo, em Maringá (PR), no final do mês passado, o ministro da saúde Ricardo Barros anunciou recursos para a regionalização e a ampliação do serviço no Paraná, inclusive, para a instalação do Samu na 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã. A regional terá bases em Ivaiporã, São João do Ivaí e Manoel Ribas. Segundo informações da regional, faltam apenas alguns ajustes para que o serviço seja finalmente implantado. A expectativa é iniciar o atendimento em novembro. 

continua após publicidade

Desde janeiro, as prefeituras que pertencem a regional e ainda não recebiam o atendimento do Samu passaram a integrar o Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (Ciuenp), sendo que o teste seletivo para a contratação de profissionais para atuar no Samu da 22ª RS já foi realizado. Quarenta profissionais foram selecionados e serão chamados.

A secretária de saúde de Ivaiporã, Janaina Barbosa relata que nos próximos dias será marcada uma reunião com a Ciuenp para a vistoria da base e assuntos relacionados aos pagamentos das prefeituras. “Assim que ocorrer a vistoria nas três bases já será possível marcar a inauguração”.  

continua após publicidade

Ainda segundo Janaina, em Ivaiporã, as adequações foram todas realizadas. 

Leia a matéria completa na edição impressa desta terça-feira (20), do jornal Tribuna do Norte.