Região

Religioso afirma que já "encomendou" mais de 20 mil almas para Deus

Da Redação ·
Diácono afirma que já encomendou mais de 20 mil almas para Deus. Foto: José Luiz Mendes
Diácono afirma que já encomendou mais de 20 mil almas para Deus. Foto: José Luiz Mendes

Algumas atividades realizadas por anônimos nem sempre ganham notoriedade, mas isso não impede que essas pessoas prossigam em suas iniciativas simplesmente por vontade de ajudar ao próximo, independente do grau de adversidade da situação. Esse é o caso do diácono José Marcato, 77, que há 34 anos realiza exéquias na Capela Mortuária ou em residências dos familiares de pessoas falecidas em Apucarana, na região norte do Paraná. Ele afirma que já "encomendou" mais de 20 mil almas para Deus.

continua após publicidade

Ele conta que reside na cidade desde 1978 e em 1982 foi ordenado diácono. Mas a iniciativa de rezar pelas almas de falecidos nas finalizações de velórios era realizada antes disso. "Percebi diversas famílias muito fragilizadas emocionalmente pela perda do ente querido e decidi ajudá-las com assistência espiritual, orando pelas almas dos falecidos e falando um pouco sobre o significado da morte para os católicos. E assim faço há várias décadas", relata Marcato. 

Religioso afirma que já "encomendou" mais de 20 mil almas para Deus fonte: Reprodução
continua após publicidade

DESIGNAÇÃO OFICIAL
Pai de três filhos e com cinco netos,  o diácono lembra que, após alguns realizando exéquias, o então bispo Dom Domingos Grabriel Wisniewski e o padre Xisto Bobatto, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Igrejinha) e hoje em Califórnia, decidiram oficializá-lo com responsável pela atividade na Capela Mortuária de Apucarana. 

"DESÍGNIO DE DEUS"
"Chamei essa obrigação para mim, como desígnio de Deus, e sinto que muitas pessoas ficam mais aliviadas do sofrimento provocado pela perda do ente querido após as exéquias", completa Marcato, que aos 77 anos é referência em disposição para ajudar ao próximo, conforme a comunidade católica de Apucarana.

EXÉQUIAS
De acordo com a religião Católica, exéquias são ritos e orações com os quais a comunidade cristã acompanha seus mortos e os encomenda a Deus.