Região

Prefeito entrega ampliação de UBS no Barreiro

Da Redação ·
 Unidade Básica de Saúde de Barreiro
fonte: Divulgação
Unidade Básica de Saúde de Barreiro

O prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) entregou na noite desta quinta-feira (12/08), as novas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Diácono João Cândido da Silva. Localizado na comunidade rural do Barreiro, o posto recebeu investimento de R$85.985,00, compreendendo a ampliação de 58,76 m² e a reforma da área já existente de 42,59 m². “Apucarana com mais saúde. Apucarana com mais qualidade de vida. Com gestão firme e transparente dos recursos públicos, temos promovido avanços significativos no setor sempre tendo como foco melhores condições de trabalho para os profissionais e, consequentemente, melhor atendimento ao cidadão”, assinalou João Carlos.

continua após publicidade


A melhoria na UBS do Barreiro envolveu reforma da recepção, copa e consultório, além da troca de piso e pintura. Já com a ampliação foram acrescentados ambientes de consultório médico com banheiro, consultório odontológico, sala de inalação, expurgo, farmácia, sanitários e sala de curativos. A obra consistiu ainda na construção de abrigo de resíduos, plantio de grama e serviços complementares. A UBS passa a contar agora com um espaço de 101,35 m².

continua após publicidade


A ampliação do posto do Barreiro faz parte de um pacote de obras autorizado no início do ano, em um total de R$667 mil, em um misto de recursos provenientes do Governo Federal e oriundos de receita do próprio município “que contemplam ainda as UBS: “Dr. Eros de Camargo Pacheco”, no Núcleo Afonso Camargo (já entregue); Joaquim Trizotti (Adriano Correia), Júlia Renczkowski (Marcos Freire) e UBS do Distrito de Correia de Freitas”, enumera Cláudia Romagnoli, secretária Municipal da Saúde.

continua após publicidade


A diretora-geral da AMS, enfermeira Maria Neusa Souza de Oliveira, falou sobre os avanços no setor. “Queremos que o atendimento à população seja sempre de forma humanizada, por isso além de obras, também temos investido na capacitação dos profissionais da Saúde Municipal, que constantemente participam de cursos e treinamentos”, disse Maria Neusa.
Além de moradores da comunidade, também prestigiou o ato de entrega da obra a vereadora Telma Reis, representante do Legislativo Municipal.


Ao lado das reformas e ampliações de unidades básicas de saúde, um outro grande projeto em execução no setor, encabeçado pela Autarquia Municipal de Saúde, é o de regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), que passará a atender uma população aproximada de 470 mil habitantes.