Região

Arapongas sedia Finais A dos Jogos Escolares a partir desta sexta-feira

Da Redação ·

Começa nesta sexta-feira (12) e segue até o sábado (20) a fase final A (15 a 17 anos) da 63ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs). As finais, que irão reunir mais de 6,5 mil pessoas, entre atletas, técnicos/professores, árbitros e organizadores, serão realizadas em Arapongas, no norte do Estado. Com pouco mais de 115 mil habitantes, o município está com tudo pronto para a competição.

continua após publicidade

Os grupos de cada modalidade foram definidos no final de julho, na sessão preliminar dos jogos. Serão disputadas cinco modalidades coletivas na categoria regular (basquete, futsal, vôlei, vôlei de praia e handebol) e duas na ACD (Atletas Com Deficiência): basquete masculino e futsal feminino.

Nas modalidades individuais haverá disputas no atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, lutas, natação, skate, taekwondo, tênis de mesa e xadrez. No ACD, os atletas disputarão atletismo, bocha, golf 7, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa e judô.

continua após publicidade

As Finais A encerram os Jogos Escolares em 2016. Para chegar até aqui, as equipes e atletas passaram pelas fases municipal, regional e macrorregional. Os campeões estaduais representarão o Paraná nos Jogos Escolares da Juventude, em João Pessoa-PB, entre 10 e 19 de novembro. 

As finais B, disputadas em julho em Apucarana, garantiram a presença de 188 atletas paranaenses nos Jogos Escolares da Juventude para atletas entre 12 e 14 anos, que também serão disputados em João Pessoa, a partir de 20 de setembro.

Os Jogos Escolares do Paraná são realizados pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação e do Esporte e do Turismo, em parceria com os municípios.

Informações - Secretária do Esporte e do Turismo do Paraná