Região

Richa recebe a Comenda Anhanguera, mais alta honraria do Estado de Goiás

Da Redação ·
Governador Beto Richa recebe a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, entregue pelo governador Marconi Perillo, durante solenidade na cidade de Goiás, antiga capital do Estado.Goiás, 25/07/2016.Foto: Eduardo Ferreira/Governo do Estado de Goiás
Governador Beto Richa recebe a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, entregue pelo governador Marconi Perillo, durante solenidade na cidade de Goiás, antiga capital do Estado.Goiás, 25/07/2016.Foto: Eduardo Ferreira/Governo do Estado de Goiás

O governador Beto Richa recebeu nesta segunda-feira (25) a Comenda do Mérito Anhanguera, a mais alta honraria concedida pelo Estado de Goiás. A condecoração foi entregue pelo governador Marconi Perillo a personalidades, autoridades políticas nacionais e estrangeiras, embaixadores, profissionais da área militar pelos relevantes serviços, ações ou méritos prestados à comunidade. 

continua após publicidade

A tradicional homenagem foi feita na Cidade de Goiás, que comemora 289 anos e que se tornou neste dia a sede do governo estadual com a instalação simbólica dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. “Me sinto honrado por estar na Cidade de Goiás, primeira capital deste importante Estado, ao lado de tantas personalidades e figuras ilustres, que contribuem para o crescimento do País, para o seu desenvolvimento, nos mais diversos segmentos da sociedade”, disse Richa.“Em nome dos paranaenses, agradeço ao povo amigo de Goiás.

Posso dizer que aumenta ainda mais a minha responsabilidade como político, como homem público, para fazer jus a essa homenagem que o povo de Goiás me presta neste momento”, disse Richa na solenidade, que lotou a praça central, em frente ao Palácio Conde dos Arcos, antiga sede do governo estadual. A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, também participou da solenidade. 

continua após publicidade

Em seu discurso, o governador afirmou que tem procurado se inspirar em alguns programas sociais adotados pelo governo de Goiás e enalteceu a trajetória de Marconi Perillo. “Um homem público dos mais preparados e respeitados do Brasil, quarta vez governador de Goiás. Tenho o privilégio de desfrutar de sua amizade e ser o seu correlegionário”. REPUBLICANAS - A Ordem do Mérito Anhanguera foi criada em 1975 para homenagear pessoas ou instituições reconhecidas por seus relevantes serviços nas mais variadas atividades. 

A comenda é outorgada em três graus: Grã-Cruz, Grande Oficial e Comendador. Além de Richa, o governador de Sergipe, Jackson Barreto, cinco ministros, dez embaixadores, parlamentares, prefeitos, artistas e representantes da sociedade civil receberam a condecoração. “Orgulho por receber governadores, embaixadores, ministros, deputados, prefeitos. É por meio de relações republicanas que a avançamos”, afirmou o governador Marconi Perillo.

ANTIGA CAPITAL – Fundada por bandeirantes em 1797, a antiga Vila Boa foi por mais de 200 anos a capital do Estado, posição transferida para Goiânia em 1933. Em 2001, a Cidade de Goiás recebeu o Título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, conferido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).Beto Richa e a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, chegaram à cidade na noite de domingo (24) e foram recepcionados pelo governador Marconi Perillo, a primeira-dama, Valéria Jaime Peixoto Perillo, e pelo ministro da Cultura, Marcelo Calero.