Região

Segunda etapa da vacinação contra paralisia infantil será neste sábado

Da Redação ·
 Foram colocadas à disposição 1,5 milhão de doses da vacina para a segunda etapa
fonte: AEN
Foram colocadas à disposição 1,5 milhão de doses da vacina para a segunda etapa

Os pais com filhos menores de cinco anos já podem colocar na agenda: neste sábado (14) o compromisso será levar seus filhos para se vacinarem contra a poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil. A meta, definida pelo Ministério da Saúde, é de imunizar 95% do total de crianças, o que corresponde a 731 mil crianças no Paraná.
 

continua após publicidade

“Para mantermos o vírus longe do Paraná precisamos continuar vacinando. Para isso contamos com a sensibilização dos pais para que compareçam aos postos de saúde, pois somente dessa maneira manteremos a doença erradicada em nosso Estado”, frisou o secretário da Saúde, Carlos Moreira Junior.
 

Foram colocadas à disposição 1,5 milhão de doses da vacina para a segunda etapa, distribuídas entre os 4.100 postos de saúde. “Os postos de vacinação estarão em funcionamento das 8 às 17 horas e cerca de oito mil pessoas estarão envolvidas na vacinação”, acrescentou o superintendente de Vigilância em Saúde, José Lúcio dos Santos.
 

continua após publicidade

“É importante enfatizar que os pais ao levarem seus filhos não esqueçam da carteira de vacinação, já que este é um instrumento de controle para doses de outras vacinas que possam estar em atraso”, lembrou Moreira. Na primeira etapa da vacinação, que ocorreu entre os dias 12 de junho a 26 de junho, foram imunizadas cerca de 727 mil crianças.
 

A poliomielite é uma doença infecciosa e altamente contagiosa. A maioria dos casos ocorre em crianças menores de cinco anos, por isso a importância dos pais levarem os filhos aos postos de vacinação. O último caso registrado da doença no Estado foi em 1986, em Campo Largo.