MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Proximidade e juros competitivos explicam crescimento de cooperativas

Um dos modelos financeiros que mais cresce em todo o país, o cooperativismo financeiro atrai cada vez mais clientes. No entanto, muitos ainda não sabem as diferenças entre uma cooperativa de crédito e um banco comum. De acordo com profissionais de institu

Da Redação

·
Proximidade e juros competitivos explicam crescimento de cooperativas - Foto: Sérgio Rodrigo​
Icone Camera Foto por Reprodução
Proximidade e juros competitivos explicam crescimento de cooperativas - Foto: Sérgio Rodrigo​
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.07.2016, 08:34:00 Editado em 03.07.2016, 13:59:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um dos modelos financeiros que mais cresce em todo o país, o cooperativismo financeiro atrai cada vez mais clientes. No entanto, muitos ainda não sabem as diferenças entre uma cooperativa de crédito e um banco comum. De acordo com profissionais de instituições da região, diferenças no tratamento dado ao cliente, taxas mais baixas e participação nos lucros é o que vem atraindo pessoas a deixarem o sistema bancário convencional. Na próxima segunda-feira (4), é comemorado o Dia do Cooperativismo.

continua após publicidade

A primeira diferença que o novo cliente percebe é o tratamento dado pela cooperativa. “As cooperativas fazem o mesmo trabalho do banco, mas com um diferencial fundamental: o cliente é também dono da cooperativa, participando da administração, tendo voz ativa nas decisões e parte dos lucros. 

A proximidade entre a estrutura e o cooperado é uma das grandes vantagens do segmento”, avalia Agnaldo Esteves, presidente do Sicredi Agroempresarial, que atende toda a região.Ele lembra ainda que as cooperativas têm isenção em algumas taxas, além de efetuarem cobranças mais justas pelos serviços. “As cooperativas não pagam IOF, por exemplo, o que reduz os valores de se manter uma conta na instituição. Além disso, as taxas são cobradas de modo a cobrirem apenas o valor necessário para a realização do serviço. 

continua após publicidade

Não se visa lucro propriamente dito, já que ele teria que ser devolvido aos cooperados de qualquer forma”, explica.A ‘humanização’ do atendimento também é apontada por Osnei José Simões Santos, Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Aliança, que atende toda a região, como um dos pontos mais importantes das cooperativas. “Os bancos são sociedades de capital, ou seja, quem tem mais dinheiro, manda mais. 

Na cooperativa, todos têm voz, têm o mesmo peso de voto nas decisões, é uma sociedade de pessoas”.Ainda segundo ele, o conceito-chave das cooperativas também é diferente. “Há aqui um compromisso com a comunidade de cooperados, diferentemente das instituições bancárias comuns, onde o compromisso é com os acionistas e proprietários”, destaca.Todas essas vantagens fizeram com que, há 15 anos, o agricultor Valcir Recco trocasse a maior parte da sua movimentação financeira do banco para a cooperativa. 

“Tive ao longo da vida muita dor de cabeça com os bancos, até chegar um ponto em que me senti obrigado a mudar. Logo que mudei para a cooperativa, me senti em casa: aqui sou respeitado e não tenho nada do que reclamar. Não troco por nada”, diz.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Proximidade e juros competitivos explicam crescimento de cooperativas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!