MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Ex prefeito de Guarapuava (PR) está entre os 22 denunciados por crimes no transporte público 

Investigação aponta crimes no transporte público de Guarapuava.Entre os denunciados está o ex-prefeito da cidade Fernando Carli. O Ministério Público do Paraná (MP-PR) confirmou na sexta-feira (1º) que denunciou 22 pessoas investigadas na Operação Riquixá

Da Redação

·
Ex prefeito de Guarapuava Fernando Ribas Carli foi denunciado pelo MP-PR por fraude no transporte público - Foto: Arquivo/RSN
Icone Camera Foto por Reprodução
Ex prefeito de Guarapuava Fernando Ribas Carli foi denunciado pelo MP-PR por fraude no transporte público - Foto: Arquivo/RSN
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.07.2016, 07:50:00 Editado em 03.07.2016, 13:59:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Investigação aponta crimes no transporte público de Guarapuava.Entre os denunciados está o ex-prefeito da cidade Fernando Carli. O Ministério Público do Paraná (MP-PR) confirmou na sexta-feira (1º) que denunciou 22 pessoas investigadas na Operação Riquixá, que apura a existência de uma organização criminosa no transporte coletivo urbano de Guarapuava, situado na região central do Paraná. O ex prefeito do município Luiz Fernando Ribas Carli, a ex-secretária de Administração, o ex-diretor do departamento de licitações da prefeitura, além de dois ex-assessores e os donos da empresa Pérola do Oeste, concessionária responsável pelo transporte coletivo na cidade paranaense, estão entre os denunciados.

continua após publicidade

Foram denunciados ainda dois advogados e sócios de empresas especializadas em engenharia de transportes. Entre eles, está o advogado Sacha Reck, preso em 29 de junho por suposta fraude.Conforme o MP, eles seriam os “cabeças do esquema em Guarapuava e em outros municípios.O MP-PR detalhou que as investigações indicam que integrantes de uma empresa de engenharia especializada em transporte coletivo, advogados e representantes de empresas de ônibus formam o grupo criminoso, que usa "laranjas" e formações societárias complexas para ocultar a existência do grupo econômico e dificultar investigações.

Os envolvidos foram indiciados por três crimes: responsabilidade de prefeito por desvio de rendas públicas e por negativa de cumprimento a uma lei municipal que fixa a fórmula de tarifa (peculato), fraude à licitação e falsidade de documento público. Parte dos acusados teve decretado o bloqueio de bens, correspondente a R$ 9 milhões, ao todo.O MP-PR ressalta que, desde 2013, busca a anulação do contrato com a empresa que venceu a licitação em 2009 e ainda hoje presta o serviço em Guarapuava.

continua após publicidade

GAECO - A operação é comandada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pelo Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria) de Guarapuava e foi deflagrada no dia 29 de junho, em três cidades do Paraná - além de Guarapuava, Foz do Iguaçu e Maringá. Seis pessoas foram presas.

VERSÃO - A assessoria de imprensa da empresa Pérola do Oeste informou, via telefone, que a empresa vai continuar prestando todos os esclarecimentos pedidos pela Justiça. Já os advogados do ex prefeito Luiz Fernando Ribas Carli e do advogado Sacha Reck relataram que ainda não tiveram acesso à denúncia e, por enquanto, não vão se pronunciar.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Ex prefeito de Guarapuava (PR) está entre os 22 denunciados por crimes no transporte público "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!