Região

Apucarana recebe 10 computadores de projeto patrocinado por Bill Gates

Da Redação ·

O prefeito Beto Preto lançou oficialmente hoje no município o Projeto Recode em Bibliotecas que garantiu para Apucarana a doação 10 computadores pela Fundação Bill & Melinda Gates, dos Estados Unidos.  Instalados na Biblioteca Pública Municipal, na Praça 28 de Janeiro, os equipamentos estão disponíveis para estudo e pesquisas dos usuários, bem como para oferta de cursos voltados especialmente para os jovens. 

continua após publicidade

O Projeto Recode em Bibliotecas é uma iniciativa do Comitê para Democratização da Informática (CDI), que conta com o patrocínio da Fundação Bill e Melinda Gates e o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). A seleção de Apucarana aconteceu através de um projeto elaborado pela Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), atendendo as especificações do edital da CDI.

Cinco mil cidades de todo o país se inscreveram Projeto Recode e Apucarana ficou entre as 45 cidades selecionadas, sendo que no Paraná apenas duas cidades foram contempladas: Apucarana e Bandeirantes. Além de disponibilizar os computadores, o Projeto Recode prevê a capacitação a um público formado especialmente por jovens. Serão ofertados workshops e oficinas gratuitas para ensinar programação, desenvolvimento de games e experiências digitais aos usuários. Também tem a proposta de estimular a criação de “makers”, para que jovens possam usar a tecnologia a favor da livre criação.

continua após publicidade

De acordo com a secretária da Promatur, Maria Agar, a oportunidade de aprendizagem proposta pelo projeto vai atender público direcionado pelo Centro da Juventude, Secretaria de Assistência Social, secretaria da Mulher e Assuntos da Família, escolas estaduais, entre outros. “As oficinas e workshops iniciam ainda neste mês”, informa Maria Agar.

O Projeto Recode é desenvolvido em Apucarana com o apoio direto da prefeitura, através da Promatur, que por sua vez, conta com a parceria da Persis Internet, que ofereceu gratuitamente o acesso à internet via fibra ótica para os usuários dos 10 computadores. “Meu agradecimento especial a Persis. Essa parceria foi fundamental para que essa importante iniciativa seja oferecida aos apucaranenses”, destacou o prefeito Beto Preto no lançamento oficial do projeto Recode, hoje à tarde, na Biblioteca Municipal.