Região

Governo do Paraná anuncia regulamentação da produção de mel de abelhas nativas

Da Redação ·
Imagem ilustrativa (Foto: João de Melo/Empaer-MT)
Imagem ilustrativa (Foto: João de Melo/Empaer-MT)

A proposta de regulamentação foi enviada hoje (23), ao Secretário Estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, pelo gerente da Câmara Técnica da Meliponicultura, José Adailton Caetano e por produtores rurais. 

continua após publicidade

O Paraná possui aproximadamente 35 espécies nativas de abelhas, das quais 15 possuem potencial para a apicultura. Diversas espécies não possuem ferrão, o que facilita o manejo, permitindo que as abelhas sejam criadas até mesmo em ambientes urbanos. 

O mel das abelhas nativas já é produzido e comercializado, de maneira artesanal, em diversas cidades do estado no entanto, como a atividade não é regulamentada, não existem números oficiais acerca da produção. De acordo com Ortigara, a proposta será levada à ADAPAR, Agência de Defesa Agropecuária Paranaense, que realizará levantamento das condições da produção.

continua após publicidade

O mel que é comercializado atualmente, é produzido por abelhas de origem africana e europeia. A regulamentação apicultura de abelhas nativas, além de diversificar o mercado aumenta a quantidade de abelhas polinizadoras, o que traz benefícios para a produção agrícola e flora paranaense.