Região

Prefeitura faz convocação para atualizar Cadastro Único do Bolsa Família

Da Redação ·
Quem não estiver com os dados em dia deve atualizar suas informações (Foto: Reprodução/Assessoria de imprensa)
Quem não estiver com os dados em dia deve atualizar suas informações (Foto: Reprodução/Assessoria de imprensa)

A Coordenação Municipal do Programa Cadastro Único/ Bolsa Família, está convocando todas as famílias que estão sem atualizar o cadastro há mais de dois anos, com o objetivo de renovar suas informações cadastrais.

continua após publicidade

Conforme a coordenação, as pessoas inscritas no Cadastro Único assumem o compromisso de prestar informações verdadeiras e atuais sobre sua família, pois manter o cadastro atualizado é importante, porque o governo utiliza esses dados para conhecer melhor as necessidades das famílias e oferecer benefícios e serviços sociais, que contribuam para a melhoria de vida de todos. Também é importante saber que, a maioria dos programas sociais que usam o Cadastro Único só concede benefícios para as pessoas que estão com o cadastro atualizado, como é o caso do Programa Bolsa Família e da Tarifa Social de Energia Elétrica. 

O setor alerta ainda que, a partir do momento em que a família estiver cadastrada, sempre que houver alguma mudança em sua situação, é necessário atualizar informações, como nascimento ou morte de alguém na família, saída de um integrante para outra casa, mudança de endereço, entrada das crianças na escola ou transferência de escola e aumento ou diminuição da renda, entre outros. 

continua após publicidade

Vale lembrar também que, mesmo sem mudança na família, o cadastro deve ser atualizado a cada dois anos, obrigatoriamente. A atualização é importante para que as informações declaradas reflitam a situação socioeconômica em que a família vive, sendo conhecido como cadastro qualificado.

Documentação - Os documentos para atualizar o cadastro são os seguintes: no caso do Responsável Familiar, CPF ou título de eleitor, obrigatoriamente. Das outras pessoas da família, é preciso apresentar pelo menos um dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; CPF; RG; Carteira de Trabalho; Título de Eleitor ou Registro de Nascimento Indígena (RANI), se a pessoa for indígena e ainda um comprovante de residência, como uma conta de luz e um comprovante de matrícula das crianças e jovens na escola.

Onde Comparecer - Finalizando, a Coordenação Municipal do Programa Cadastro Único/ Bolsa Família, pede que as famílias procurem com URGÊNCIA o CRAS de sua referência para atualização.

continua após publicidade

- Cras Zona Sul - Fone: 3902-1304 Rua: Andorinha do Rio S/N — Parque Industrial

- Cras Del Condor - Fone: 3902-1034 Rua: Iratauá 2800

- Cras C.S.U - Fone: 3902-1155 Avenida Gaturamo 1000