Região

Livro que aborda história de Apucarana chega à rede municipal

Da Redação ·
secretárias municipais Marli Regina Fernandes da Silva (Educação) e Maria Agar Borba Ferreira (Promoção Artística, Cultural, Turística) receberam no fim desta semana, em ato realizado na antessala do gabinete oficial, 95 exemplares do livro “Apucarana: Uma História de Sucesso no Norte do Paraná” Foto - Divulgação
secretárias municipais Marli Regina Fernandes da Silva (Educação) e Maria Agar Borba Ferreira (Promoção Artística, Cultural, Turística) receberam no fim desta semana, em ato realizado na antessala do gabinete oficial, 95 exemplares do livro “Apucarana: Uma História de Sucesso no Norte do Paraná” Foto - Divulgação

Representando o prefeito Beto Preto, as secretárias municipais Marli Regina Fernandes da Silva (Educação) e Maria Agar Borba Ferreira (Promoção Artística, Cultural, Turística) receberam no fim desta semana, em ato realizado na antessala do gabinete oficial, 95 exemplares do livro “Apucarana: Uma História de Sucesso no Norte do Paraná”.

O material foi entregue pelo agente cultural e editor da publicação, Rogério Carnasciali e será agora distribuído junto às 37 escolas municipais e 23 centros de educação infantil (CMEI’s). A biblioteca pública que já conta com cinco unidades, desde que o livro foi lançado em novembro do ano passado, também deve receber novos exemplares. “Não há na cidade outro material como este, com a história de Apucarana sendo contada com riqueza de detalhes e com temática atualizadas. Muito contente em estar fazendo este repasse à rede municipal. Sugiro que os educadores estimulem os alunos a lerem capítulo a capítulo”, destacou Carnasciali.

Dentro do currículo, o livro deverá ser trabalhado especialmente com alunos dos terceiros anos. “Nesta fase eles estudam a história do município. Já mantemos uma parceria com a Promatur, que promove visitas aos principais pontos da cidade e sem dúvidas esta publicação contribuirá com o aprendizado em sala de aula”, revelou professora Marli, secretária da Educação. A grande procura pelo livro foi mencionada pela secretária da Promatur, professora Maria Agar.

“Dos cinco exemplares que mantemos na biblioteca pública, dois ficam para consulta no local e outros três estão disponíveis para empréstimo. O interesse da população é tão grande, que estão todos sempre “ocupados” por leitores”, revelou a secretária. Além do município, Carnasciali revela que o Núcleo Regional de Educação do Governo do Paraná também recebeu exemplares da publicação, que serão disponibilizados para alunos da rede estadual de Apucarana.

O LIVRO

Realizado pelo Ministério da Cultura, via lei de incentivo cultural (Lei Rouanet), o livro tem tiragem inicial de 1,5 mil exemplares e está sendo vendido por R$50 (equivalente a um vale-cultura) em bancas de revistas e livrarias da cidade. As 216 páginas da publicação mostram o passado, o presente e as perspectivas para o futuro do município.

A história de Apucarana é contada em detalhes, seguida de conteúdo sobre aspectos geográficos e hídricos, infraestrutura ferroviária, rodoviária e aeroporto, agronegócio, indústria, comércio, serviço, grupos sociais, templos religiosos, cultura, esporte e meios de comunicação, entre outros. “Vejo que o diferencial deste livro é que além do lado histórico, mostramos ainda o potencial do município, no que a cidade a cidade de tornou ao longo dos seus 72 anos”, concluiu Carnasciali.

continua após publicidade