MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Projeto de fonoaudiologia do Cemear desenvolve leitura e escrita

O Centro Municipal Especializado de Arapongas (CEMEAR) encerrou nesta semana as atividades do programa de fonoaudiologia na Escola Municipal Dr. Antonio Grassano Junior, o qual visa facilitar a alfabetização dos alunos. O projeto foi idealizado pela fonoa

Da Redação

·
Projeto estimula linguagem escrita e oral (Foto: Divulgação/Assessoria de imprensa)
Icone Camera Foto por Reprodução
Projeto estimula linguagem escrita e oral (Foto: Divulgação/Assessoria de imprensa)
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.05.2016, 11:08:00 Editado em 27.04.2020, 19:50:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Centro Municipal Especializado de Arapongas (CEMEAR) encerrou nesta semana as atividades do programa de fonoaudiologia na Escola Municipal Dr. Antonio Grassano Junior, o qual visa facilitar a alfabetização dos alunos. 

continua após publicidade

O projeto foi idealizado pela fonoaudióloga Pâmela Gimenez, e conta com o acompanhamento e auxílio da coordenadora do Cemear, Valdelice Covre. No ano passado o programa atendeu os alunos da Escola Municipal Aricanduva.

O projeto tem por objetivo estimular a atenção, memória, discriminação visual e auditiva somando com desenhos de boquinhas que facilita a correlação da letra e o seu som, tendo ponto e modo articulatório por orientação. Segundo a fonoaudióloga, Pâmela Gimenez, através do desenvolvimento do programa foi possível perceber a evolução de seus pacientes, por isso preparou um material para que o mesmo projeto fosse trabalhado nas escolas municipais. “Quanto melhor for a habilidade de linguagem e fala, melhor será o desenvolvimento da leitura e escrita", explica Pâmela.

continua após publicidade

Neste ano o programa teve início com os alunos do terceiro ano da Escola Municipal Dr. Antonio Grassano Junior, e envolveu tarefas orientadas, capacitação dos professores, supervisores e direção da escola, encaminhamentos, quando necessário, orientação às famílias e ofertado materiais e curso para os segundos anos.

A diretora, Cleuzimar Cardoso, observou o aprimoramento da aprendizagem com as atividades do programa. Ela e as supervisoras escolares, Amarilei Calisti e Maria Tereza Prijymack acompanharam a aplicação do projeto, e junto às professoras regentes das salas, Sandra Sena, Lucilene Paganini e Vilma Martins observaram o bom desenvolvimento dos alunos.

A secretária de Educação, Elizabete Humai de Toledo, parabeniza a importante iniciativa da equipe do Cemear. “A fonoaudiologia pode proporcionar um grande crescimento didático para os alunos. Estamos muito contentes com esse programa que irá refletir positivamente na vida das nossas crianças”, concluiu a secretária. 

A equipe do Cemear segue com as atividades do programa de fonoaudiologia nas Escolas Municipais Profª Alzira Horvatich e Presidente Getúlio Vargas. A previsão para meados de maio é iniciar o atendimento nas Escolas Municipais Júlio Savieto e Colônia Esperança.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Projeto de fonoaudiologia do Cemear desenvolve leitura e escrita"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!