Região

Ano letivo no IFPR inicia com Aula Magna

Da Redação ·
 Aula foi transmitida via satélite e pela internet
fonte: Ivan Maldonado
Aula foi transmitida via satélite e pela internet

O  início das atividades de 2010 do Instituto Federal do Paraná  (IFPR) foi marcado com Aula Magna na noite desta segunda-feira (1). O evento aconteceu simultaneamente nas 12 localidades em que o IFPR terá aulas este ano e foi transmitida via satélite e pela internet.

continua após publicidade

Com pouco mais de um ano de funcionamento, o IFPR tem hoje o dobro de unidades previstas na publicação da lei 11.898/08. Em seu projeto inicial estavam previstos 7 campi (Curitiba, Paranaguá, Foz do Iguaçu, Paranavaí, Telêmaco Borba, Umuarama e Jacarezinho). Mas hoje o IFPR já oferece vagas em 12 unidades nas cidades acima e também Londrina, Assis Chateaubriand, Irati, Ivaiporã e Campo Largo. No Ensino a Distância, atende mais de 20 mil alunos, a meta é oferecer pontos de ensino, chamados telecentros, nos 399 municípios do Paraná e chegar a 40 mil alunos matriculados.

O reitor do IFPR, Alipio Leal, diz que o aumento de unidades traz um expressivo aumento na oferta de vagas, de desenvolvimento e atendimento a todas as regiões do Paraná. “O ano de 2010 será de consolidação de todos os campi e também de esforços para que as nossas Unidades Estendidas possam se transformar em campus. Vamos ampliar o nosso quadro de servidores e também preparar a expansão da oferta de cursos e vagas. Isso porque planejamos outras 04 unidades para 2011”, completa Leal.

continua após publicidade

De acordo com o prefeito Cyro Fernandes de Ivaiporã, o inicio das aulas do IFPR/Vale do Ivaí ficou marcada para o dia 28 de março, nos cursos técnicos de Agroecologia e Eletrotécnico. Simultaneamente a esses cursos serão formadas novas turmas para o Curso de Formação Inicial Continuada, em diversas áreas, tais como, eletricista, pedreiro, carpinteiro. “A comissão de implantação do IFET é quem vai definir quais são as prioridades da região”, relatou o prefeito Cyro.  

Por enquanto as aulas na unidade de Ivaiporã serão no Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB), que fica na mesma Praça do Colégio Barão do Cerro Azul. O prefeito explica que a construção das obras Campus do IFPR serão realizadas, anexa ao  Parque de Exposições.  O IFPR/Vale do Ivaí vai atender a região central do estado e Vale do Ivaí.