Mais lidas

    Região

    Região

    ​AMS investiga dois casos suspeitos de H1N1 em Apucarana

    Escrito por DA REDAÇÃO
    Publicado em 19.04.2016, 09:02:00 Editado em 27.04.2020, 19:51:13
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    O Departamento de Epidemiologia da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana está investigando dois casos suspeitos de H1N1, que resultaram nas mortes de um homem de 48 anos e uma mulher de 33 anos, ocorridas no Hospital da Providência, onde ficaram internadas para tratamento médico. Nas duas situações, houve coleta de material para análise no Laboratório Central do Estado (Lacen), em Curitiba.

    O coordenador de epidemiologia da AMS, enfermeiro Luciano Pereira da Silva, informou ontem que no caso do óbito masculino, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (18/04), o homem de 48 anos esteve há nove dias atrás em São Paulo e no retorno a Apucarana começou a apresentar os sintomas da doença, tendo procurado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas), mas com o agravamento do quadro foi encaminhado a unidade hospitalar. Quanto à mulher, relata o enfermeiro, esta apresentou os sintomas da H1N1, mas fez automedicação. 

    O quadro, porém, se agravou e ela apresentou problemas respiratórios, quando então procurou o atendimento hospitalar, mas não resistiu e faleceu no dia 11 último. Nas duas situações, cumprindo o protocolo do Ministério da Saúde, houve a coleta de material para análise no Lacen. Segundo Luciano Pereira, não há um prazo determinado para a apresentação dos resultados, uma vez que o laboratório tem uma demanda grande de material para análise, não apenas da influenza, mas também de dengue, febre chicungunha e zika vírus.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "​AMS investiga dois casos suspeitos de H1N1 em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.