MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Tempo de atravessar cruzamentos para deficientes é aumentado por cartão em Curitiba

Deficientes físicos que residem em Curitiba, no Paraná, e não têm isenção de tarifa no transporte coletivo agora podem solicitar o Cartão Respeito, que aumenta o tempo de travessia em 31 cruzamentos da Capital do Estado. O cartão começou a ser emitido nes

Da Redação

·
Cartão Respeito começou a ser emitido nesta semana - Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba)
Icone Camera Foto por Reprodução
Cartão Respeito começou a ser emitido nesta semana - Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba)
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.04.2016, 11:05:00 Editado em 27.04.2020, 19:51:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Deficientes físicos que residem em Curitiba, no Paraná, e não têm isenção de tarifa no transporte coletivo agora podem solicitar o Cartão Respeito, que aumenta o tempo de travessia em 31 cruzamentos da Capital do Estado. O cartão começou a ser emitido nesta semana.O Cartão Respeito foi implantado pela Prefeitura de Curitiba no final de março, em comemoração ao aniversário da Capital. O objetivo da inciativa é aumentar o número de pessoas beneficiadas pelos semáforos inteligentes, que estava restrito a quem tem Cartão Transporte (modalidade isento).

O novo cartão é gratuito (1ª via) e é feito na instantaneamente. Para isso é preciso apresentar documentos pessoais, comprovante de endereço e atestado médico da deficiência. Só podem fazer o Cartão Respeito pessoas com qualquer tipo de deficiência que não tenham direito ao Cartão Transporte Isento, cuja emissão tenha restrição de renda prevista em lei.

PARCERIA
O Cartão Respeito foi viabilizado através de parceria entre a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e a Urbs e é emitido instantanemente nos postos da Urbs nas Ruas da Cidadania Boa Vista, Boqueirão, Pinheirinho, Portão, Tatuquara, Santa Felicidade e Matriz.DiferençasO Cartão Transporte Isento e o Cartão Respeito são emitidos pela Urbs e acionam o tempo extra de travessia nos semáforos inteligentes. 

REQUISITOS
O Cartão Isento, que possibilita usar gratuitamente o transporte coletivo em Curitiba, pode ser feito por qualquer pessoa com idade igual ou superior a 65 anos, sem restrição de renda, ou pessoas com deficiência que têm renda familiar de até três salários mínimos.De acordo com a Prefeitura da Capital, hoje estão ativos 163 mil cartões Isentos para idosos; outros 12,6 mil cartões Isento para pessoas com deficiência; 6,2 mil para aposentados por invalidez; e 5,6 mil acompanhantes. São 187,6 mil cartões Isento que também possibilitam o tempo extra nos semáforos.

CRAS
Pessoas com deficiência que queiram fazer o Cartão Transporte Isento devem procurar inicialmente uma unidade do CRAS na Rua da Cidadania mais próxima, onde é aberto o processo.Uma vez aprovado o cadastro sócio-econômico, a solicitação é remetida à Secretaria Municipal da Saúde que, comprovando a deficiência, autoriza a emissão do Cartão Isento.Já o Cartão Respeito pode ser obtido com mais facilidade: basta apresentar laudo do seu próprio médico ou profissional à sua escolha. A finalidade principal é a ampliação da segurança em travessias e não a gratuidade no transporte coletivo.Conforme a Prefeitura de Curitiba, incluindo o Passe Escolar e outras gratuidades, o sistema de transporte tem em torno de 220 mil isentos, perfazendo cerca de 14% da tarifa.

AMPLIAÇÃO DE TEMPO
O sistema beneficia pessoas com mobilidade reduzida e funciona através de uma botoeira especial acoplada ao semáforo, que é acionada pelo Cartão Transporte Isento e, a partir desta semana, também pelo Cartão Respeito.O semáforo abre por mais alguns segundos além do programado ao identificar o cartão, permitindo uma travessia mais segura dos pedestres. O tempo de abertura pode ser até 50% maior do que o tempo de semáforo normal.São 120 conjuntos semafóricos instalados em 31 cruzamentos de Curitiba que apresentam maior risco de acidentes para pessoas com mobilidade reduzida - próximos a unidades de saúde, hospitais e terminais de ônibus.

EMISSÃO DO CARTÃO RESPEITO
O interessados em obter o Cartão Respeito devem procurar, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas, os postos da Urbs nas Ruas da Cidadania Boa Vista, Boqueirão, Pinheirinho, Portão, Tatuquara, Santa Felicidade e Matriz.Documentação:

Documentos exigidos
Documentos pessoais (CPF e RG) e atestado médico da deficiência, se possível com o CID.
Custo: 1ª via gratuita. A 2ª via custará o equivalente a cinco passagens de ônibus. Em caso de perda, extravio ou roubo, comunicar pelo fone 156.
Emissão Cartão Transporte Isento/ Pessoa com Deficiência
Onde
: Na unidade do CRAS mais próxima.Documentação - Veja aqui.

EMISSÃO DO CARTÃO TRANSPORTE ISENTO/IDOSO
De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, nos postos de atendimento da Urbs na Rodoviária e nas Ruas da Cidadania Boa Vista, Boqueirão, Pinheirinho, Portão, Tatuquara, Santa Felicidade e Matriz.

Documentos exigidos
Documentos pessoais e comprovante de residência.
Custo: 1ª via gratuita. A 2ª via custará o equivalente a cinco passagens de ônibus. Em caso de perda, extravio ou roubo, comunicar pelo fone 156.


As informações são da Prefeitura Municipal de Curitiba

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Tempo de atravessar cruzamentos para deficientes é aumentado por cartão em Curitiba"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!