Região

Tempo de atravessar cruzamentos para deficientes é aumentado por cartão em Curitiba

Da Redação ·
Cartão Respeito começou a ser emitido nesta semana - Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba)
Cartão Respeito começou a ser emitido nesta semana - Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba)

Deficientes físicos que residem em Curitiba, no Paraná, e não têm isenção de tarifa no transporte coletivo agora podem solicitar o Cartão Respeito, que aumenta o tempo de travessia em 31 cruzamentos da Capital do Estado. O cartão começou a ser emitido nesta semana.O Cartão Respeito foi implantado pela Prefeitura de Curitiba no final de março, em comemoração ao aniversário da Capital. O objetivo da inciativa é aumentar o número de pessoas beneficiadas pelos semáforos inteligentes, que estava restrito a quem tem Cartão Transporte (modalidade isento).

O novo cartão é gratuito (1ª via) e é feito na instantaneamente. Para isso é preciso apresentar documentos pessoais, comprovante de endereço e atestado médico da deficiência. Só podem fazer o Cartão Respeito pessoas com qualquer tipo de deficiência que não tenham direito ao Cartão Transporte Isento, cuja emissão tenha restrição de renda prevista em lei.

PARCERIA
O Cartão Respeito foi viabilizado através de parceria entre a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e a Urbs e é emitido instantanemente nos postos da Urbs nas Ruas da Cidadania Boa Vista, Boqueirão, Pinheirinho, Portão, Tatuquara, Santa Felicidade e Matriz.DiferençasO Cartão Transporte Isento e o Cartão Respeito são emitidos pela Urbs e acionam o tempo extra de travessia nos semáforos inteligentes. 

REQUISITOS
O Cartão Isento, que possibilita usar gratuitamente o transporte coletivo em Curitiba, pode ser feito por qualquer pessoa com idade igual ou superior a 65 anos, sem restrição de renda, ou pessoas com deficiência que têm renda familiar de até três salários mínimos.De acordo com a Prefeitura da Capital, hoje estão ativos 163 mil cartões Isentos para idosos; outros 12,6 mil cartões Isento para pessoas com deficiência; 6,2 mil para aposentados por invalidez; e 5,6 mil acompanhantes. São 187,6 mil cartões Isento que também possibilitam o tempo extra nos semáforos.

CRAS
Pessoas com deficiência que queiram fazer o Cartão Transporte Isento devem procurar inicialmente uma unidade do CRAS na Rua da Cidadania mais próxima, onde é aberto o processo.Uma vez aprovado o cadastro sócio-econômico, a solicitação é remetida à Secretaria Municipal da Saúde que, comprovando a deficiência, autoriza a emissão do Cartão Isento.Já o Cartão Respeito pode ser obtido com mais facilidade: basta apresentar laudo do seu próprio médico ou profissional à sua escolha. A finalidade principal é a ampliação da segurança em travessias e não a gratuidade no transporte coletivo.Conforme a Prefeitura de Curitiba, incluindo o Passe Escolar e outras gratuidades, o sistema de transporte tem em torno de 220 mil isentos, perfazendo cerca de 14% da tarifa.

AMPLIAÇÃO DE TEMPO
O sistema beneficia pessoas com mobilidade reduzida e funciona através de uma botoeira especial acoplada ao semáforo, que é acionada pelo Cartão Transporte Isento e, a partir desta semana, também pelo Cartão Respeito.O semáforo abre por mais alguns segundos além do programado ao identificar o cartão, permitindo uma travessia mais segura dos pedestres. O tempo de abertura pode ser até 50% maior do que o tempo de semáforo normal.São 120 conjuntos semafóricos instalados em 31 cruzamentos de Curitiba que apresentam maior risco de acidentes para pessoas com mobilidade reduzida - próximos a unidades de saúde, hospitais e terminais de ônibus.

EMISSÃO DO CARTÃO RESPEITO
O interessados em obter o Cartão Respeito devem procurar, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas, os postos da Urbs nas Ruas da Cidadania Boa Vista, Boqueirão, Pinheirinho, Portão, Tatuquara, Santa Felicidade e Matriz.Documentação:

Documentos exigidos
Documentos pessoais (CPF e RG) e atestado médico da deficiência, se possível com o CID.
Custo: 1ª via gratuita. A 2ª via custará o equivalente a cinco passagens de ônibus. Em caso de perda, extravio ou roubo, comunicar pelo fone 156.
Emissão Cartão Transporte Isento/ Pessoa com Deficiência
Onde
: Na unidade do CRAS mais próxima.Documentação - Veja aqui.

EMISSÃO DO CARTÃO TRANSPORTE ISENTO/IDOSO
De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, nos postos de atendimento da Urbs na Rodoviária e nas Ruas da Cidadania Boa Vista, Boqueirão, Pinheirinho, Portão, Tatuquara, Santa Felicidade e Matriz.

Documentos exigidos
Documentos pessoais e comprovante de residência.
Custo: 1ª via gratuita. A 2ª via custará o equivalente a cinco passagens de ônibus. Em caso de perda, extravio ou roubo, comunicar pelo fone 156.


As informações são da Prefeitura Municipal de Curitiba

continua após publicidade