Região

Protenza completa 15 anos e aposta no aumento da produção de protendidos 

Da Redação ·

A empresa Protenza, situada no Km 248 da BR-376, no Parque Industrial da Vila Reis, em Apucarana (norte do Paraná) completa 15 anos de atividades e hoje é referência no setor de construção de estruturas metálicas e pré-moldados, paredes moduladas em concreto e galpões prontos. Com uma linha de produção industrializada em série focada na agilidade com qualidade, custo reduzido e sem geração de resíduos, a direção da Protenza aposta nos pré-moldados protendidos para expandir sua área de atuação.

continua após publicidade

Engenheiro civil Sérgio Macuco, o diretor comercial da Protenza, Odirlei Domingos, e o técnico Valmir Fontana: Protenza tem quadro de pessoal altamente qualificado, com profissionais com experiência de mais de 30 anos no ramo - Foto: José Luiz Mendes

"Hoje atendemos clientes de todo o Paraná, sul do Estado do Mato Grosso do Sul e sudoeste de São Paulo. Temos três linhas de produção em série: o setor de armadura de ferragens posicionadas com solda com MIG, concretagem toda automatizada com pontes rolantes e silos de alimentação para concreto e estruturas metálicas montadas sobre gabaritos variáveis ", afirma o diretor comercial da empresa Odirlei Domingos.    
Foto: José Luiz Mendes
EXPOLONDRINA
Para divulgar seus produtos, a Protenza montou um estande na ExpoLondrina 2016, no Parque de Exposições Ney Braga, que prossegue até o dia 17 de abril. "As pessoas que visitarem o nosso estande vão ganhar brindes e haverá sorteio de uma prêmio especial para os visitantes no final da ExpoLondrina", adianta Odirlei.

O empresário destaca o marketing como ferramente fundamental para a expansão dos negócios. "Acreditamos no marketing para impulsionar o crescimento da nossa área de atuação e aumentar ainda mais a produção. Prestamos consultoria, elaboramos projetos e fazemos a execução das obras sempre focados na qualidade e segurança, porque para a Potenza o cliente é o patrão e desta forma conquistamos credibilidade no mercado", ressalta o diretor comercial.    

PARQUE FABRIL   Odirlei detalha que o parque fabril da empresa tem atualmente 16.000m² de área e gera 40 empregos diretos e outros 60 indiretos (através de empreiteiras). "A nossa capacidade produtiva é significativa e confiável. Estamos triplicando a linha de produção do setor de paredes e concreto pré-moldado e ampliando a nossa área administrativa, com uma edificação em três pavimentos toda em pré moldados (fundações, pilares, vigas, lajes, placas para paredes e escadas), tudo industrializado", relata Odirlei. O empresário frisa que uma "boa receita" para o sucesso nos negócios, mesmo em época de crise, é ter os "pés no chão", mas sem deixar de ousar.  "Acreditamos no potencial do mercado para a nossa linha de produtos e sempre procuramos fazer o melhor, com humildade e nunca deixando de valorizar nossos colaboradores. O retorno é só uma consequência do trabalho", explica.   .

APERFEIÇOAMENTO DE SISTEMAS
Odirlei Domingos reitera que a Protenza tem como principal objetivo o aperfeiçoamento de seus sistemas construtivos, visando a qualidade, modernidade e adequação às necessidades dos clientes. A empresa presta serviços para construtoras, engenheiros, arquitetos, investidores, indústrias, comércios, agronegócio, templos religiosos e edificações para qualquer natureza, sempre com base nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). "Oferecemos segurança e garantia em toda a estrutura pré moldada de concreto armado / protendido e metálica. A qualidade é atestada através da confiabilidade dos clientes aos nossos produtos e serviços, adquirida através da ampla experiência no setor de estruturas em concreto pré-moldado e metálicas e pelo nosso quadro técnico altamente qualificado, com profissionais com experiência de mais de 30 anos no ramo", frisa Odirlei.

continua após publicidade


O QUE É CONCRETO PROTENDIDO
A protensão é uma tecnologia que dá ao concreto mais resistência à tração, sendo bastante interessante em estruturas onde existem esforços de flexão elevados. Trata-se de tecnologia inteligente, eficaz e duradoura, capaz de oferecer soluções estruturais com ótimas relações custo-benefício. A protensão pode resultar, em muitos casos, em estruturas com baixa ou nenhuma necessidade de manutenção ao longo de sua vida útil, além de permitir outras características como:

§  Grandes vãos
§  Controle e redução de deformações e da fissuração §  Possibilidade de uso em ambientes agressivos
§  Projetos arquitetônicos ousados
§  Aplicação em peças pré-fabricadas
§  Recuperação e reforço de estruturas
§  Lajes mais esbeltas do que as equivalentes em concreto armado: isso pode reduzir tanto a altura total de um edifício, como o seu peso e, conseqüentemente, o carregamento das fundações.

As vantagens da tecnologia são diversas e justificam o seu emprego mundialmente, para a execução de projetos arquitetônicos convencionais e arrojados, em obras de pequeno, médio e grande porte.