Região

São Pedro do Ivaí tem situação de emergência oficializada por perdas na safra

Da Redação ·
Perdas na lavoura de soja foram as maiores da região em toda a história - Foto: Prefeitura
Perdas na lavoura de soja foram as maiores da região em toda a história - Foto: Prefeitura

O município de São Pedro do Ivaí obteve a homologação estadual que oficializa o decreto municipal de emergência, adotado devido aos danos à safra de verão decorrentes das chuvas de fevereiro. Na prática, a medida ajuda a minimizar os prejuízos sofridos pelos agricultores na mais séria ‘quebra’ da soja que se tem notícias na localidade.

continua após publicidade

O decreto número 3.723, só publicado no Diário oficial do Estado em 16 de março, caracteriza o “desastre” ocorrido em São Pedro devido às chuvas e homologa o Decreto Municipal número 20, de 9 de março de 2016, que declara a situação de emergência nas áreas afetadas do município pela intempérie.

Agora, segundo a publicação, “os órgãos do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil ficam autorizados a prestar apoio suplementar aos municípios afetados pelo desastre, mediante prévia articulado com a Coordenadoria Estadual” do referido órgão.  

continua após publicidade

“Com o nosso decreto oficializado pelo Estado, os produtores rurais do município que ficaram endividados devido ao desastre terão mais facilidade em negociar suas dívidas com os agentes financeiros”, esclareceu a prefeita de São Pedro do Ivaí, Maria Regina Della Rosa Magri.