Região

Receita Estadual capacita técnicos sobre Cadastro Rural

Da Redação ·
​Técnicos ligados ao setor de agricultura das prefeituras do Vale do Ivaí participaram recentemente de cursos ministrados pela Receita Estadual - Foto: Divulgação
​Técnicos ligados ao setor de agricultura das prefeituras do Vale do Ivaí participaram recentemente de cursos ministrados pela Receita Estadual - Foto: Divulgação

Técnicos ligados ao setor de agricultura das prefeituras do Vale do Ivaí participaram recentemente dos cursos “Operação do Sistema de Produtor Rural (Módulo Operadores Municipais) e “Mecanismos e Fundamentos Empregados na Composição do Índice do FPM para o Ano de 2016”. Realizados em São Pedro do Ivaí, o objetivo dos eventos foi atualizar os participantes sobre o sistema de cadastro e, desta forma, otimizar o serviço prestado à população.

Considerando a proximidade da elaboração do Índice de Participação dos Municípios (IPM), o curso visa atualizar os técnicos responsáveis pelos cadastros do produtor e pela emissão da Nota Fiscal do produtor e, como consequência, torna-los capazes de cadastrar todos os agricultores de forma correta, visando o aumento do Fundo de Participação, na quota do ICMS destinado aos municípios. Responsável por ministrar a capacitação, o coordenador regional da Receita Estadual, José Américo Silva Pinto, informa que o evento foi idealizado para atualização das notas dos produtores rurais, informando as novas regras para o sistema de cadastro.

“Quanto melhor a qualidade dos serviços, mais clareza e objetividade os serviços são feitos, podendo refletir também no aumento da arrecadação”, informa. Na avaliação da prefeita de São Pedro do Ivaí, Maria Della Rosa Magri, a capacitação técnica é uma estratégia fundamental para os gestores que desejam aprimorar o serviço público. “Com pessoas capacitadas para lidar com as mudanças que sempre ocorrem nos sistemas de cadastro, a gente consegue manter os serviços numa qualidade boa, o que evita transtornos e garante mais eficiência”, pontuou a presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí.

AVALIAÇÃO - Chefe da secretaria de Agricultura em Manoel Ribas, Adail Cordeiro de Souza considerou “proveitosa” e esclarecedora a reunião. “Além de aprender sobre as novas regras em relação aos impostos, também descobrimos como decifrar as notas”, explica o funcionário público. “Essas informações vão evitar que se cometam erros e ocorram possíveis problemas”, completa Souza.

continua após publicidade