MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Prefeitos defendem projeto de aeroporto regional

Prefeitos e lideranças das empresas da região central do estado e do Vale do Ivaí estiveram reunidos na sexta-feira, em Manoel Ribas, para discutir a regionalização do Aeroporto Municipal Águia Branca. A proposta tem por finalidade agilizar as exportações

Da Redação

·
Aeroporto de Manoel Ribas foi construído por Furnas na década de 80
Icone Camera Foto por Reprodução
Aeroporto de Manoel Ribas foi construído por Furnas na década de 80
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.03.2016, 08:09:00 Editado em 27.04.2020, 19:52:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Prefeitos e lideranças das empresas da região central do estado e do Vale do Ivaí estiveram reunidos na sexta-feira, em Manoel Ribas, para discutir a regionalização do Aeroporto Municipal Águia Branca. A proposta tem por finalidade agilizar as exportações locais com a modernização do aeroporto e a instalação de um porto seco no local. 

continua após publicidade

Durante o encontro, também foram discutidas melhorias da rodovia PR-466 entre Guarapuava e Mauá da Serra. O aeroporto é constituído de pista de 1,3 quilômetros de extensão por 30 metros de largura. Embora atualmente desativado, o aeroporto tem sistema de radiocomunicação de controle de voo, estrutura de balizamento noturno de pista, comunicação de aproximação de visibilidade reduzida e hangar para abrigo de aviões pequenos. 

A prefeita de Manoel Ribas, Bete Camilo (PR), relatou que o aeroporto foi construído há mais de 30 anos e não vem sendo usado como deveria. “Nossa região é rica em produção e carente em rodovias e transporte. Nós temos a estrutura para que a logística de toda a região possa melhorar, mas para isso é importante estarmos unidos e buscar investimentos para viabilizarmos e fazer aqui um porto seco e também estruturarmos linhas para o transporte de passageiros”, comenta Bete. 

continua após publicidade

O aeroporto foi construído por Furnas na década de 1980 e depois repassado para o município de Manoel Ribas.Luiz Carlos Gil (PSDB), prefeito de Ivaiporã, lembrou que o aeroporto enquadra-se nos critérios para receber verbas do programa federal para adequação e melhoria de aeroportos locais e regionais. “A Amuvi está de acordo e luta para isso. Cabe a nós fazermos um estudo e levantarmos as necessidades e levar nossas reivindicações para nossos representantes em Brasília”, destaca Carlos Gil. 

Miguel Roberto do Amaral, presidente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Ivaiporã (Codesi) e vice-presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais do Norte e Noroeste do Paraná (Cacinor desatcou que o aeroporto vai atender mais de 40 municípios ligados a Amuvi e Amocentro. “A ideia agora é contratarmos uma empresa que faça um projeto técnico econômico”, comenta. O estudo prevê perspectiva de desenvolvimento região, modelos de exploração, atividades de curto, médio e longo prazo, infraestrutura para início de operação, plano diretor em fase de expansão e plano de financiamento.A criação de um consórcio para gerir o empreendimento também foi discutida.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Prefeitos defendem projeto de aeroporto regional"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!