Região

​Abelhas atacam 3 pessoas em Borrazópolis e uma fica inconsciente

Da Redação ·
Todas as pessoas, alérgicas ou não, podem sofrer com as ferroadas de uma abelha - Foto: Arquivo
Todas as pessoas, alérgicas ou não, podem sofrer com as ferroadas de uma abelha - Foto: Arquivo

Três pessoas levaram várias ferroadas de abelhas ontem (10) à tarde quando estavam em propriedade rural  na região do Bairro Lageadão, no município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí (norte do Paraná). Uma das vítimas chegou a ficaram inconsciente  e as três foram hospitalizadas.

De acordo com os Bombeiros Comunitários,  as vítimas são Luís Spósito, pioneiro da cidade de Borrazópolis, seu sobrinho José Carlos Spósito, e a esposa de José Carlos, Doncelina Marques Sposito.

José Carlos estava no sítio trabalhando na lavoura e Doncelina foi levar almoço para o marido quando aconteceu o ataque do enxame. Luís Spósito, que visitava os familiares no sítio, também levou diversas ferroadas de abelhas que estavam alojadas em uma tulha. 

Para se esconder os três utilizaram uma espécie de caixa que estava no local.   Luís chegou a ficar inconsciente em decorrência das ferroadas. Ele, José Carlos e Doncelina foram socorridos e encaminhados ao Hospital de Borrazópolis. Fontes do hospital relataram que os três foram medicados e passam bem.

CONSEQUÊNCIAS DAS FERROADAS - Todas as pessoas, alérgicas ou não, podem sofrer com as ferroadas de uma abelha. Conforme especialistas no assunto, dez ferroadas são suficientes para que alguém comece a entrar em choque. Além da dor local, do inchaço e da coceira, o veneno pode entrar na corrente sanguínea. O ferrão é como um espinho com duas bolsas, que contém veneno.

A sensação é de uma seringa injetando veneno por vários minutos. Arrancar ou espremer são as formas erradas de retirar um ferrão, pois vão facilitar a injeção do veneno. O correto é tirar raspando para o lado, como se estivesse arranhando a pele com a unha. No entanto, se o ferrão atingir locais mais sensíveis, como a cabeça, pode espalhar o veneno antes de ser arrancado.

continua após publicidade