Região

Programa ambiental de Ivaiporã recebe Prêmio Gestor Público

Da Redação ·
Solenidade aconteceu na noite de anteontem em Curitiba
Solenidade aconteceu na noite de anteontem em Curitiba

O município de Ivaiporã foi o ganhador do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) na categoria meio ambiente com o programa “Cultivando Água Limpa”. A solenidade aconteceu na noite de anteontem em Curitiba, na Assembleia Legislativa. Em 2014, Ivaiporã também foi premiado por projeto da secretária de assistência social, com o programa intersetorial de enfrentamento às situações de violências.

continua após publicidade

Promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP), com apoio de diversos órgãos e participação especial do Legislativo estadual, o Prêmio investe na difusão de boas práticas e experiências exitosas, pela valorização da capacidade administrativa dos gestores que elaboram projetos e implantam ações em favor do desenvolvimento local, incentivando os municípios paranaenses a adotar metodologias de planejamento, execução e controle de projetos em seus programas governamentais.

Segundo o secretário de meio ambiente Jayme Ayres, o programa Cultivando Água Limpa foi idealizado a partir da necessidade de preservação e recuperação das minas e nascentes do Rio Pindaúva. “É um programa que mostra que é possível fazer um trabalho de preservação dos recursos hídricos e devolver para o agricultor a produção da água”. Os proprietários rurais que aderem ao programa tem compensação financeira que pode chegar a R$1.5 mil por ano. As receitas que mantem o projeto são oriundas do Fundo Municipal de Meio Ambiente e estão previstas no Plano Municipal de Saneamento Básico.

continua após publicidade

Para o prefeito Luiz Carlos Gil (PSDB), a premiação é um incentivo ao desenvolvimento permanente de boas práticas na administração pública e acaba também promovendo a troca de experiências. O prefeito comemora mais este prêmio “É uma felicidade muito grande receber pelo segundo ano consecutivo um prêmio de tão grande expressão. Ivaiporã e a equipe administrativa está de parabéns”, completa Carlos Gil.

Ainda durante a premiação, a secretaria de assistência social Gertrudes Bernardy recebeu um certificado de reconhecimento pelo programa municipal “Crianças e Adolescentes Ampliando Horizontes”.