Região

Califórnia recebe teatro móvel solar no aniversário da cidade

Da Redação ·
Califórnia recebe teatro móvel solar no aniversário da cidade - Imagem: Divulgação
Califórnia recebe teatro móvel solar no aniversário da cidade - Imagem: Divulgação

O Teatro a Bordo levará a Califórnia dois dias de atividades gratuitas em seu contêiner que vira palco, iluminado com energia solar. Nos próximos dias 25 e 26 (aniversário da cidade),  o caminhão da trupe estacionará em frente à Praça São Francisco, no Centro, em parceria com a CCR RodoNorte e a Prefeitura Municipal de Califórnia. Entre as atividades previstas (ver abaixo) estão visitas às escolas, cortejos, oficinas educativas, peças de teatro e apresentações de artistas locais.

O projeto tem quase oito anos de estrada e foi visto por mais de 300 mil espectadores em aproximadamente 150 cidades brasileiras. Nesta temporada, porém, o contêiner-palco se transformou. Os criadores decidiram gerar a eletricidade que ilumina seus espetáculos e deram vida ao primeiro teatro móvel solar do Brasil. Inspirados nas trupes da commedia dell'arte, que cruzavam a Europa entre os séculos XV e XVIII em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos, o Teatro a Bordo utiliza a tecnologia atual para dar vida às histórias!

"Instalamos módulos fotovoltaicos no nosso contêiner-teatro, para transformar a energia solar em energia elétrica. Com ela suprimos 100% da demanda dos equipamentos de iluminação dos espetáculos. Além de ser muito inspirador contar com a presença do sol durante a noite, estamos utilizando energia limpa, aliando arte e sustentabilidade na democratização do acesso à cultura", explica Talita Berthi, idealizadora e produtora do Teatro a Bordo.

continua após publicidade


Ainda assim, segundo Talita, outras fontes são necessárias para o funcionamento dos equipamentos de sonorização. “ Contamos com um sistema híbrido, que utiliza gerador e energia solar. Desta forma, atendemos a públicos de até duas mil pessoas em uma única apresentação”, completa. 

A Caravana Teatro a Bordo tem o patrocínio da CCR RodoNorte, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. É uma realização da BERTHI Produção e Arte e Ministério da Cultura, com apoios do Instituto CCR, JLeiva e da Prefeitura Municipal de Califórnia. 

Programação

continua após publicidade

O Teatro a Bordo oferece diversidade em sua programação: personagens da tradição oral brasileira, músicas do cancioneiro popular, gagues de palhaços, interação com o público em oficinas educativas e valorização da cultura local com os artistas da cidade, além de trazer a mensagem da sustentabilidade como um compromisso de todos.   As atividades não se restringem apenas ao local onde o contêiner-teatro estaciona. Assim como faz o circo em sua chegança, os artistas realizam cortejos pela cidade e intervenções nas escolas públicas um dia antes, com brincadeiras e informações sobre a programação. Depois, o contêiner se transforma em palco para as apresentações gratuitas e abertas ao público.   Programação livre para todas as idades. 

Confira!  

Local: EM FRENTE À PRAÇA SÃO FRANCISCO - CENTRO - CALIFÓRNIA/PR Gratuito
DIA 25 DE NOVEMBRO - quarta-feira (A chegança dos artistas) 10h00 e 14h00 -
CORTEJO DE CHEGANÇA DOS ARTISTAS NAS ESCOLAS 15h00 às 17h00 -  Oficina-Intervenção BONECOS BRINCANTES NA PRAÇA 17h00 -
CORTEJO DE CHEGANÇA DOS ARTISTAS NA PRAÇA   DIA 26 DE NOVEMBRO – quinta-feira - aniversário da cidade (As apresentações na praça) 14h00 - Oficina-Intervenção
BONECOS BRINCANTES 16h30 - Teatro
EMBORNAL DE HISTÓRIAS 18h00 - Apresentações dos Artistas da cidade 19h30 - Vídeo