Região

Fecea registra abstenção de 5,98% no vestibular de inverno

Da Redação ·
Exam acontece em novembro. Foto - arquivo
fonte: Delair Garcia
Exam acontece em novembro. Foto - arquivo

A Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea) registrou abstenção de 5,98% no vestibular de inverno, realizado no último sábado e domingo. Dos 1.153 candidatos inscritos, 69 não compareceram ao local de provas. O resultado do vestibular será divulgado no dia 10 de setembro. As matrículas para os aprovados estão previstas para o mês de janeiro do ano que vem.

continua após publicidade

Segundo o professor Jean Marcelo de Arruda Soato, chefe da Divisão Administrativa e Financeira da Fecea, o clima de tranquilidade marcou o vestibular no final de semana . “Tudo transcorreu dentro da normalidade. Não tivemos nenhum incidente mais grave. Foi um vestibular sem sobressaltos”, afirma o professor Jean.

continua após publicidade

Neste concurso, a abstenção superou edições anteriores. Em novembro, no vestibular de verão, o índice foi de 4,1%, enquanto no concurso de julho do ano passado chegou a 3,92%. “O índice foi um pouco maior, mas nada que fuja muito à normalidade”, assinala Jean. Segundo ele, a abstenção maior pode ter como justificativa a realização de vestibulares na semana anterior pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o que teria provocado algumas desistências. Além disso, apesar da orientação quanto ao horário, alguns candidatos chegaram atrasados, quando os portões já haviam sido fechados.

continua após publicidade

CONCORRÊNCIA

Neste vestibular, Ciências Contábeis noturno é o curso com maior concorrência, com oito candidatos por vaga. O segundo mais disputado é Serviço Social noturno, com 6 candidatos por vaga, seguido de Administração noturno (5,3), Ciências Econômicas noturno (3,6), Administração diurno (3), Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior noturno (2,8), Ciências Contábeis diurno (2,5), Secretariado Executivo Trilíngue noturno (2,3), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública noturno (1,9), Turismo noturno (1,7).