Região

Vacina contra Gripe A começa a ser distribuída para os municípios

Da Redação ·
  Primeira etapa da campanha de imunização vai até o dia 19 de março
fonte: AEN - Paraná
Primeira etapa da campanha de imunização vai até o dia 19 de março

A Secretaria da Saúde já iniciou a distribuição das doses das vacinas contra a Nova Gripe para as Regionais de Saúde que, por sua vez, farão a descentralização aos municípios. O primeiro lote, que será destinado para a imunização de profissionais da saúde e indígenas, tem 167 mil doses.

A primeira etapa da campanha começará já na próxima segunda-feira (8) e os municípios devem iniciar a busca ativa dos profissionais, nos hospitais e nas próprias unidades de saúde, bem como da população indígena.

Esta etapa da campanha vai até o dia 19 de março, quando o público-alvo passará a ser gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a dois anos.

“Esperamos receber cerca de 5 milhões de doses da vacina, sobretudo após a ampliação do público-alvo com a inclusão da população de adultos entre 30 e 39 anos”, afirmou o secretário da Saúde, Gilberto Martin. O secretário também relatou que as seringas utilizadas para a vacinação nas duas primeiras etapas já foram enviadas pela Secretaria às Regionais de Saúde.

A coordenadora do programa estadual de imunizações, Beatriz Bastos Thiel, afirma que a única contra-indicação para a vacina é a hipersensibilidade a um dos componentes da fórmula. “Para aqueles que apresentam sintomas de alguma doença é recomendado que aguarde a melhora antes de se vacinar. As grávidas não têm o que temer: a vacina pode ser aplicada em qualquer idade gestacional”, explicou.

Toda a campanha terá como base os sistemas já utilizados por outras campanhas de imunização, atingindo, pelo menos, as duas mil Unidades Básicas de Saúde existentes em todo o Paraná, além de postos móveis definidos pelos próprios municípios.

BOX:

1ª Etapa: Entre os dias 8 e 19 de março - trabalhadores da rede de atenção à saúde, profissionais envolvidos na resposta à pandemia e indígenas;

2ª Etapa: Entre 22 de março e 21 de maio – gestantes;

Entre os dias 22 de março e 2 de abril - crianças de seis meses a dois anos de idade e doentes crônicos com idade abaixo de 60 anos;

3ª Etapa: Entre os dias 5 de abril e 23 de abril – População com idade entre 20 e 29 anos;

4 ª Etapa: Entre 24 de abril e 7 de maio - Idosos com mais de 60 anos com doenças crônicas;

5ª Etapa: Entre os dias 10 de maio a 21 de maio – População com idade entre 30 e 39 anos.
 

continua após publicidade