Região

DER constrói nova ponte para ligar Curitiba a Campo Magro na PR-090

Da Redação ·
 As pontes sob jurisdição estadual passam por monitoramento periódico
fonte: DER
As pontes sob jurisdição estadual passam por monitoramento periódico

O diretor-geral do DER, Milton Podolak Junior, disse que os serviços para a construção da ponte foram detalhados pelos engenheiros para avaliar tanto os investimentos necessários como a execução da obra, com objetivo de atender a demanda do tráfego de caminhões para o transporte de cargas e dos veículos de passeio.

continua após publicidade

O diretor também destaca o trabalho preventivo que é realizado pelo DER, lembrando que as pontes sob jurisdição estadual passam por monitoramento periódico com vistorias técnicas para saber se nenhuma apresenta risco de queda ou situação grave.

Podolak explicou ainda que a prioridade do DER é garantir o acesso mais rápido e seguro dos usuários da malha rodoviária estadual. Para isso, são mantidos programas como o Conserva Total rotineira e periódica, além de um plano emergencial de construção de pontes.

continua após publicidade

O engenheiro Wilson Ahrens, da Coordenadoria do Gerenciamento da Malha Rodoviária do DER, afirma que a obra atende uma importante estrada do Paraná, que está inserida no roteiro turístico pelas Águas Minerais Ouro Fino e artesanato das louças. Ahrens explicou também que a estrada é uma rota alternativa para atender as cidades do Norte Velho do Paraná.

Seguindo o cronograma do plano emergencial, estão em construção 63 pontes. O Governo do Estado cede o material para as pontes e cabe aos municípios executar os aterros e construir as cabeceiras, além de providenciar o licenciamento ambiental e a mão-de-obra. O DER também supervisiona e faz a orientação técnica dos trabalhos.