Região

Carlos Gil participa de comitiva que se reuniu com Michel Temer

Da Redação ·
A comitiva da Confederação Nacional dos Municípios foi recebida por Temer ( Foto:Divulgação)
A comitiva da Confederação Nacional dos Municípios foi recebida por Temer ( Foto:Divulgação)

O prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil (PMDB) que ocupa também a presidência da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e a vice-presidência da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) participou na quarta-feira (5), de uma comitiva da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) que se reuniu com vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB).

continua após publicidade

A reunião com Temer fez parte da “Mobilização Municipalista Permanente” que agrupou mais de mil prefeitos em Brasília para pressionar o governo federal e o Congresso Nacional a votarem matérias de interesse dos municípios.

Segundo Carlos Gil, os prefeitos foram muito bem recebidos por Temer. Eles reivindicaram ao vice-presidente à elevação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que foi acordado através da PEC dos Municípios em 2014. De acordo com Carlos Gil as prefeituras deveriam ter recebido em julho um aumento extra do FPM de 0,5%.  “O governo não cumpriu e repassou apenas 0,25%, não podemos aceitar isso. Queremos que a palavra empenhada seja cumprida e que a diferença seja paga ainda neste ano”.

continua após publicidade

Ainda durante o encontro foi discutido o projeto de um novo pacto federativo com mais equilíbrio na distribuição de recursos entre União, Estados e Municípios e os Restos a Pagar (RAP). “O vice-presidente é um municipalista demonstrou solidariedade com os prefeitos e se comprometeu a levar a questão dos repasses do FPM e os restos a pagar adiante. Ele também se comprometeu a trabalhar junto com os prefeitos e colocar as reivindicações em votação ainda neste semestre”, completou Carlos Gil.