Região

Recenseadores recebem treinamento em Apucarana

Da Redação ·
Recenseadores também aproveitaram para esclarecer eventuais dúvidas
fonte: André Henrique Veronez
Recenseadores também aproveitaram para esclarecer eventuais dúvidas

Um verdadeiro Raio X do Brasil está prestes a começar.O censo 2010 terá início no próximo mês. No Paraná, os trabalhos começam no dia 2 de agosto. O primeiro morador a ser visitado é o Governador Orlando Pessuti (PMDB). A visita já está agendada para as 7h30.
 

continua após publicidade

Para isto, os recenseadores aprovados em concurso estão passando por uma fase de treinamento. Em Apucarana, a instrução começou segunda-feira e segue até sexta nas dependências do Colégio Estadual Santos Dumont.
 

Nesta semana eles participaram de uma reunião no auditório da instituição com o diretor do IBGE no Paraná, Sinval Dias.

continua após publicidade


“O objetivo da nossa visita hoje aqui, em Apucarana, foi conversar com os nossos recenseadores, pedir a eles que façam um trabalho bem feito em relação à coleta de dados. Vamos trabalhar para que nenhum morador fique fora do levantamento. Nós iremos visitar todos os domicílios na área urbana e rural em todo Paraná e em todo Brasil”, disse Silval Dias


A finalidade é atualizar o número de população de cada município brasileiro, identificar as características de moradia, ter informações sobre a situação educacional, trabalho, renda, migração e pessoas portadoras de necessidades especiais. Em Apucarana, só na área urbana serão visitadas mais de 37 mil domicílios.
 

O Censo 2010 também traz algumas novidades. "Este ano nós temos três novidades no censo. É a primeira vez que estamos levantando pessoas do mesmo sexo convivendo junto. Segundo item, é o tempo de deslocamento do morador da sua casa até o trabalho e o retorno. Por último, nós vamos realizar, pela primeira vez, o Censo pela internet”, ressalta. O morador que fizer a opção, o recenseador vai disponibilizar uma senha para que ele possa acessar o site e responder o questionário. Os profissionais também estarão perguntando se tem alguma pessoa que nos últimos cinco anos estão fora do país para algum trabalho ou missão estudantil.


Os recenseadores vão trabalhar com dois tipos de questionário, sendo um especial, com cerca de 70 perguntas. Este será aplicado em um intervalo de cada 10 moradores.
 

continua após publicidade

Os primeiros dados serão divulgados no final do ano. A previsão que em dezembro o número da população, total de homens e mulheres já estejam tabulados. Com o sistema digital, as outras informações devem começar a serem divulgadas a partir do primeiro semestre. No sistema tradicional, como o realizado em 2000, os dados começariam a chegar só após o segundo semestre.


Os recenseadores estarão uniformizados. No jaleco haverá o número do IBGE, caso o morador queira confirmar se trata realmente de um profissional do Estado.