Região

Cursos de capacitação e aperfeiçoamento ampliam oportunidades

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Cursos de capacitação e aperfeiçoamento ampliam oportunidades
Cursos de capacitação e aperfeiçoamento ampliam oportunidades

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) de Ivaiporã vem aumentando as vagas de cursos de capacitação e aperfeiçoamento. Por conta da crise econômica, muitas pessoas com medo de perder o emprego e ficar sem renda, procuram nos cursos do SENAC uma garantia de no futuro abrir seu próprio negócio. Além disso, um profissional que faz um curso específico tem mais oportunidades do que um trabalhador que não passou pela mesma formação.

continua após publicidade

“Quem está ficando estagnado no mercado está perdendo campo”, diz Samantha Franciele Dorabiato de Mattos, técnica de relações com o mercado, do SENAC. Para atender a crescente demanda de cursos, o SENAC está com inscrições abertas para várias áreas até o final do ano. Segundo Samantha, são mais de 600 vagas em 30 diferentes cursos.

Em andamento no SENAC de Ivaiporã, são 10 cursos com cerca de 200 alunos.  “O perfil de nossos alunos são em sua maioria, pessoas buscando progredir na carreira. É um curso de aperfeiçoamento em decoração de bolo, para quem fez o curso de confeiteiro, um curso de marketing e vendas, para quem fez o técnico em vendas. Geralmente, eles fazem o primeiro curso, se encantam pela área e depois querem se aperfeiçoar”, explica Samanta,

continua após publicidade

Para o mês de julho e agosto estão previstos o início dos cursos de automaquiagem, gestão de salão de beleza, técnico em vendas, oratória, auxiliar administrativo, calculo de folha de pagamento, preparo de massas e o curso estilo e imagem pessoal. Além de Ivaiporã, o SENAC atende alunos de 16 municípios da região.

Tiago Correia, que começou a vida profissional como garçom e há três meses trabalha como pizzaiolo, resolveu aprender um pouco mais no curso de cozinheiro. “Gosto muito do que faço e quero conhecer muito mais. O curso do SENAC abrange vários perfis profissionais dentro da cozinha e isso está sendo muito importante para minha profissão”, destaca Correia.

A pedagoga Regiane Rocha, que recentemente passou em um concurso da prefeitura, enquanto aguarda ser chamada para exercer a profissão, realiza cursos na área de gastronomia. “Totalmente diferente da área em que me graduei. Mas, a gastronomia é apaixonante e é uma área que gosto muito. Já fiz o curso de pizzaiolo e agora estou fazendo o curso de cozinheiro”, comenta Regiane.

continua após publicidade

A jovem Camila Nayara dos Santos faz o curso de operador de caixa, na expectativa do primeiro emprego. “Na hora de deixar o currículo nas empresas, os cursos de capacitação contam muito”, completa Camila

Gratuidade

O SENAC oferece cursos que são pagos pelos alunos e cursos gratuitos. Os cursos gratuitos são  através do Programa Senac de Gratuidade (PSG) que  foi criado para atender as necessidades da população de baixa renda. Ou seja, pessoas cuja renda familiar mensal, por pessoa, não ultrapasse dois salários mínimos.

Segundo a técnica do SENAC, Samantha Franciele Dorabiato de Mattos, a qualidade sempre está presente nos programas educacionais do SENAC, seja em cursos pagos ou não. “É o mesmo conteúdo pedagógico, a mesma carga horária e os mesmos materiais didáticos”, completa Samantha.