MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Ivaiporã debate segurança alimentar e nutricional

Representantes de entidades governamentais e da sociedade civil estiveram reunidos anteontem (1) no salão do Clube da Terceira Idade de Ivaiporã para articular, mobilizar e avaliar a situação da segurança alimentar e nutricional no município. Na oportun

Da Redação

·
A conferência faz parte do processo para a adesão do município ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Foto/Ivan Maldonado)
Icone Camera Foto por Reprodução
A conferência faz parte do processo para a adesão do município ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Foto/Ivan Maldonado)
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.07.2015, 11:08:00 Editado em 27.04.2020, 19:58:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Representantes de entidades governamentais e da sociedade civil estiveram reunidos anteontem (1) no salão do Clube da Terceira Idade de Ivaiporã para articular, mobilizar e avaliar a situação da segurança alimentar e nutricional no município. Na oportunidade, também foram eleitos os representantes para a conferência regional e os conselheiros da sociedade civil para a composição do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. A 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional teve como tema “Comida de verdade, no campo e na cidade”.

continua após publicidade

Segundo a nutricionista da prefeitura Daiane Beatriz Sales a conferência municipal faz parte do processo para a adesão do município ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). O primeiro passo foi à elaboração da lei municipal sobre a política de Segurança Alimentar e aguarda a aprovação dos vereadores. “Assim que a lei for aprovada vamos instituir o conselho que vai elaborar o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Plamsan)”, destaca Daiane. 

O diretor do escritório regional da Seab, Antonio Vila Real que também prestigiou a conferência municipal diz que a adoção de um plano de Segurança Alimentar e Nutricional expressa uma visão estratégica qualidade de vida da população. “Investir em sistemas locais que envolvam desde a produção, passando pelo abastecimento, a transformação, a distribuição e o consumo é investir na prevenção da saúde e garantir que a população tenha boa qualidade de vida”, comenta Vila Real. 

continua após publicidade

Ele também explica que o Plamsan será sustentado por elementos que buscam dar mais qualidade aos alimentos consumidos no município, apoio à agricultura familiar e à produção rural; incentivo à agroecologia; instituição de processos de educação alimentar e nutricional, além de pesquisa e formação da alimentação e da nutrição materno-infantojuvenil e geriátrica.

O que é o SISAN?

O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional é um sistema público legalmente instituído pela Lei nº 11.346/2006, conhecida como Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional-LOSAN.

O SISAN é intersetorial, reunindo diversos setores de governo e da sociedade civil com o propósito de promover programas e ações que garantam o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) em todo o Território Nacional.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Ivaiporã debate segurança alimentar e nutricional "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!