Região

Vara Criminal de Jandaia recebe prêmio de eficiência

Da Redação ·

A Vara Criminal da Comarca de Jandaia do Sul recebeu ontem o Selo Enasp, premiação criada pelos órgãos integrantes do Comitê Gestor da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp). A solenidade de entrega contou com a participação do presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), desembargador Paulo Roberto Vasconcelos. 

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desenvolveu o selo a fim de premiar as comarcas com maior desempenho. A honraria é destinada às unidade judiciárias que zeraram ou reduziram em 80% a quantidade de ações penais relativas a crimes contra a vida, sobretudo, homicídios mais antigos. No Brasil, 131 Varas foram agraciadas, sendo 16 somente no Paraná. 

“O Brasil é tão grande e várias comarcas do Paraná foram premiadas. E Jandaia do Sul realmente está no rol de comarcas que cumpriram a meta do CNJ. É um motivo de grande satisfação para a comunidade”, assinalou Vasconcelos.De acordo com juiz titular da Vara Criminal, João Gustavo Rodrigues Stolsis, a Comarca de Jandaia do Sul ocupa o 3º lugar no ranking estadual e 13º lugar em nível nacional. A unidade atingiu 88,9% da meta estabelecida pelo CNJ e foi condecorada com o Selo Prata. 

“Isso se deve ao trabalho incansável feito por todos os poderes desde o trabalho da Polícia Civil, Militar, Ministério Público e servidores do poder judiciário. É graças ao trabalho de todos estes órgãos conseguimos atingir a meta que é dar andamento aos casos antigos”, disse o juiz. O diretor do Fórum, Leandro Albuquerque Muchiuti, destacou a satisfação de receber a honraria que, segundo ele, atesta a qualidade do trabalho desenvolvido pelos servidores. “Com a elevação da comarca para entrância intermediária aumentou muito o volume de serviço e o tribunal tem dado atenção em relação ao número de servidores e isso reflete na qualidade do serviço”, concluiu. O prefeito Dejair Valério, o Carneiro da Metafa, estava entre as autoridades que prestigiaram a entrega.

continua após publicidade