Região

Saúde Pública de qualidade é tema de conferência em São Pedro do Ivaí

Da Redação ·
Aproximadamente 200 pessoas participaram do debate no salão paroquial (Foto/Divulgação)
Aproximadamente 200 pessoas participaram do debate no salão paroquial (Foto/Divulgação)

Com o objetivo de discutir o tema “Saúde Pública de Qualidade Para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, o município de São Pedro do Ivaí realizou na tarde da última quinta-feira (18), no salão paroquial, a 11ª Conferência Municipal de Saúde. Participaram do evento aproximadamente 200 pessoas.

continua após publicidade

O público foi formado por usuários do SUS, trabalhadores rurais, prestadores de serviços, representantes da secretaria municipal de Saúde, membros de pastorais, dentre outros. A prefeita Maria Regina Della Rosa Magri, na oportunidade, enalteceu a importância das pessoas participarem das discussões que são propostas nas conferências.

Segundo ela, é uma grande oportunidade para que as melhorias sejam discutidas e planejadas. “Com estas propostas levantadas pela comunidade facilita as ações do executivo, sempre em busca de soluções para os problemas”, assinala Regina, que ainda destaca que sua administração tem obtido avanços importantes para o setor.

continua após publicidade

“Muitos avanços obtivemos e estamos finalizando boa parte da estrutura física do atendimento à nossa população, atrelado a isso, oferecemos capacitações constantes as equipes. Passamos por constantes reorganizações em busca de uma saúde de qualidade a todos”, afirma a prefeita”.  

Em sua fala, a diretora da 16º Regional de Saúde, Clara Ilza Lemes de Oliveira, disse que a conferência permite discutir novos caminhos para o Sistema Único de Saúde (SUS). “O SUS é um modelo de assistência que salienta e privilegia a participação popular na definição de suas diretrizes.”

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Simone Tavares, a Conferência fortalece o município, pois possibilita que o usuário pense sobre o Sistema Único de Saúde. “É um evento aberto as discussões e a busca de soluções para os problemas enfrentados no dia a dia”.

continua após publicidade

O evento contou com palestra ministrada pela enfermeira mestre em saúde pública e coordenadora do curso de enfermagem da UNIPAR, Maristela de Azevedo Ribeiro. O tema discutido foi: os avanços da saúde pública e os serviços que são ofertados pelo SUS.

A conferência também trouxe as propostas colhidas nas pré conferências descentralizadas para apreciação e votação dos 31 delegados presentes. Maioria delas foram aprovadas e serão rediscutidas pelo Conselho Municipal de Saúde, o qual definirá quais serão apresentadas na conferência estadual.

O encerramento aconteceu com a apresentação dos membros do novo conselho e a escolha dos dois delegados que estarão representando o município na conferência estadual. Dentre as autoridades presentes, também compareceu o vice prefeito José Donizete Isalberti e vereadores.