Região

Arapongas vacinará contra H1N1 sábado

Da Redação ·
 No total, 11 postos estarão abertos no sábado em Arapongas, das 8h às 17h
fonte: Assessoria de imprensa
No total, 11 postos estarão abertos no sábado em Arapongas, das 8h às 17h

A Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas realizará neste sábado, 10 de abril, a vacinação contra a gripe Influenza H1N1 em jovens de 20 a 29 anos, faixa etária que concentrou o maior percentual de complicações em decorrência da nova gripe em 2009. No total, 11 postos estarão abertos das 8h às 17h e, segundo a Secretaria de Saúde, o objetivo é imunizar 1080 pessoas que se encaixam neste grupo prioritário.

continua após publicidade

Juliana Ferreira Canassa, diretora geral da Saúde em Arapongas, explica que existem dificuldades para atingir a meta de vacinação entre a população de 20 a 29 anos em qualquer campanha. A diretora diz que gestantes em qualquer período de gestação, doentes crônicos e crianças de seis meses a menores de dois anos também poderão ser vacinados no sábado. “Esperamos que aqueles que ainda não foram imunizados e que se enquadram em um grupo de risco procurem um posto de saúde”, frisa.

Segundo Juliana Canassa, é perceptível que a divulgação de e-mails criticando a eficácia da vacina contra a gripe A gerou insegurança em algumas pessoas, no entanto, ela afirma que a imunização é uma forma de prevenir que haja casos graves com complicações, assim como no ano passado. “O importante é se proteger”, alerta. Além disso, a diretora aponta que nas duas etapas anteriores a procura pela vacina foi relevante, mas que somente após o encerramento da campanha a Secretaria Municipal de Saúde poderá avaliar os resultados que, até agora, são cumulativos.

continua após publicidade

Os postos de vacinação contra a gripe A neste sábado, 10 de abril, estarão localizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos conjuntos Flamingos, Centauro e Tropical; nos jardins São Bento e Bandeirantes; no Centro de Especialidades Jaime de Lima; nas UBS da Vila Araponguinha, São Vicente (Rua Tucanos), CAIC, Aricanduva e Petrópolis. As pessoas devem comparecer aos postos munidas do documento de identidade.