Região

“Dia Verde” propõe uma batalha em favor do meio ambiente

Da Redação ·
O Grupo de Teatro Vivartt convidou as crianças a serem amigas do planeta (Foto/Divulgação)
O Grupo de Teatro Vivartt convidou as crianças a serem amigas do planeta (Foto/Divulgação)

O Mês do Meio Ambiente de São Pedro do Ivaí foi lançado na manhã dessa quinta-feira (11), no CAIS/PETI, com o evento denominado “Dia Verde”, que teve como proposta reunir as crianças das escolas municipais e a comunidade em geral para refletir sobre o papel de cada um na preservação dos bens naturais, essenciais para a existência humana.

continua após publicidade

A proposta da administração municipal está sendo encampada pelo Departamento de Meio Ambiente em parceria com outros setores públicos e a empresa Vital Consultoria. Mais de 350 pessoas participaram da abertura, dentre elas professores, alunos, vereadores e secretários municipais. A primeira apresentação foi uma dança de exaltação a água.

Em seguida, houve encenação destacando a destruição que o planeta vem sofrendo com as ações desordenadas do homem. Também houve palestra dinâmica, tendo como temas a coleta seletiva e as atitudes corretas para salvar o meio ambiente, ministrada pela engenheira ambiental Dalila Gomes, de Campo Mourão.

continua após publicidade

O Dia Verde se encerrou pela manhã com o espetáculo do Grupo de Teatro Vivartt, de São João do Ivaí, que convidou as crianças a serem amigas do planeta, se comprometendo todos os dias com as atitudes sustentáveis, combatendo o vilão que é a sujeira e as más atitudes. “Foi tudo muito bonito, e as crianças participaram de todas as atividades, demonstrando conhecimento e interesse em preservar o meio em que vivem”, disse a chefe do departamento municipal de Meio Ambiente, Suelen Lombardi.

Toda a programação foi reproduzida para os alunos do período da tarde. Ainda, durante o Mês do Meio Ambiente, está prevista uma visita a reserva RPPN da Fazenda Barbacena, principal área verde do município. No próximo dia 18, será recuperada uma nascente no Sítio Barra Verde, iniciativa do projeto municipal Espelho D’agua; de 22 a 26 haverá entrega de mudas para os produtores rurais e dia 30, coleta do lixo eletrônico na Praça Padre José Rossi.