Região

Conferência discute política de direitos da criança e do adolescente

Da Redação ·
O evento foi realizado na última sexta-feira (29), na Associação Antoniana (Foto/Divulgação)
O evento foi realizado na última sexta-feira (29), na Associação Antoniana (Foto/Divulgação)

A V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada na última sexta-feira (29), na Associação Antoniana, em São Pedro do Ivaí, levou a comunidade à discutir o tema: política e plano decenal dos direitos humanos de crianças e adolescentes, fortalecendo os conselhos dos direitos da criança e do adolescente.

continua após publicidade

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Andressa Lopes Amaral, a conferência atingiu o objetivo, contando com grande envolvimento da sociedade, podendo assim ampliar as discussões no âmbito dos temas propostos. “É assim que podemos avaliar o sistema, e buscar melhorar e garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes”, assinala.

O fortalecimento do tema ainda se deu através da palestra da assistente social e professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM0, Vanessa Rombola Machado. Sete grupos temáticos foram formados para que as propostas fossem avaliadas e formatadas. “Na ocasião, também foram indicados quatro delegados para a conferência estadual, que estarão apresentando e defendendo as propostas do município”, explica Amaral.

continua após publicidade

A conferência municipal também serviu para apresentar os novos conselheiros, que passarão a integrar o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Prestigiaram a conferência o vice prefeito José Donizete Isalberti, que esteve representando a prefeita Regina, que estava em Brasília em busca de recursos; vereadores, presidente do CMDCA, Trindade Justina Fernandes Leon, conselheiros tutelares, secretários municipais, dentre outras autoridades.