Região

Combate ao Abuso e à Exploração Sexual mobilizou alunos de Ivaiporã

Da Redação ·
Alunos da rede municipal  participaram  de uma passeata no centro da cidade  (Foto/Divulgação)
Alunos da rede municipal participaram de uma passeata no centro da cidade (Foto/Divulgação)

Alunos da rede municipal de ensino de Ivaiporã participaram na segunda-feira (18), de uma passeata no centro da cidade em defesa dos direitos sexuais das crianças e adolescentes. A ação foi realizada pela prefeitura através das secretarias de Saúde, Educação e Assistências Social, Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, CRAS, CREAS e faz parte da campanha  nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

continua após publicidade

De acordo com secretária de Assistência Social de Ivaiporã, Gertrudes Bernardy, o objetivo da passeata foi convocar a sociedade para o enfrentamento da violência sexual. Mas acima de tudo, para ensinar a vítima de abuso a denunciar. “Apesar de ser um assunto presente na vida de algumas crianças, ainda assim, é muito encoberto. Estamos mostrando para elas, que em qualquer situação de abuso, denunciem. Queremos que elas saibam que podem contar com o apoio da escola e de toda a rede de proteção”.

A psicóloga da Secretária Municipal de Saúde, Eliane Lumi Hashimoto, relata que a campanha contra o abuso sexual objetiva mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta. “Além da passeata, neste ano fizemos um trabalho mais próximo da criança, com uma série de atividades, que fortalece o protagonismo infantil. Neste trabalho, as crianças aprendem a refletir sobre a produção da violência, a pedir ajuda e a cobrar justiça”.