MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Turismo muda perfil de Lunardelli 

Segundo dados do Ministério do Turismo, de todas as viagens feitas no país, 3,6% são motivadas pela fé. Somente no ano passado o turismo movimentou cerca de 17,7 milhões de brasileiros. No Vale do Ivaí, o Santuário Santa Rita de Cássia, na cidade de Lun

Da Redação

·
Artesã Juliana Brosso e o pai Ademar Brosso garantem renda extra com confecção de lembranças (Foto: Ivan Maldonado)
Icone Camera Foto por Reprodução
Artesã Juliana Brosso e o pai Ademar Brosso garantem renda extra com confecção de lembranças (Foto: Ivan Maldonado)
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.05.2015, 11:34:00 Editado em 27.04.2020, 19:59:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Segundo dados do Ministério do Turismo, de todas as viagens feitas no país, 3,6% são motivadas pela fé. Somente no ano passado o turismo movimentou cerca de 17,7 milhões de brasileiros. No Vale do Ivaí, o Santuário Santa Rita de Cássia, na cidade de Lunardelli, se destaca no setor. O município de pouco mais de 5,1 mil habitantes recebe anualmente quase meio milhão de romeiros. Hoje, o turismo religioso é a segunda maior fonte de receita do município.

continua após publicidade

As principais atrações do santuário de Lunardelli são as novenas realizadas todos os domingos e a gruta de Santa Rita de Cássia. Mas nas festas de maio – mês de devoção à santa, o número de visitantes triplica. Segundo a secretária do santuário, irmã Petronila Batisti, no último final de semana, Lunardelli recebeu cerca de 10 mil pessoas. “No domingo, por exemplo, foram cerca de 100 ônibus de romeiros, sem contar as vans, carros particulares e algumas pessoas da região que vem a pé. Praticamente não havia lugar para os carros estacionarem na cidade”, relata. O Santuário inclui ainda, a sala dos milagres e o monumento do milagre da rosa.

O reitor do santuário, padre Célio Marcos Tarozo diz que por consequência do turismo a cidade se transformou. “Os viajantes injetam recursos na cidade e geram renda com alimentação, compra de produtos religiosos e artesanais, entre outros. Hoje nós temos todos os domingos, frequência de romeiros visitando o santuário”.

continua após publicidade

Padre Célio relata que Lunardelli sempre foi uma cidade pequena e dependente da agricultura. No ano que a agricultura não ia bem à cidade também não, já que a maioria da população trabalha na lavoura. “Hoje isso mudou”, diz o padre. Só o Santuário tem 14 funcionários e aproximadamente 30 diaristas remunerados nos finais de semana. Padre Célio, relata ainda que por conta do aumento do movimento, a igreja está sendo ampliada e emprega mais 12 pessoas.

O representante comercial de Jardim Alegre, João Batista, é um dos viajantes que costuma visitar o Santuário Santa Rita de Cássia. “Sou devoto de Santa Rita e sempre que passo por Lunardelli costumo visitar o santuário”, disse Batista.

PROGRAMAÇÃO - Milhares de romeiros são esperados na cidade, a partir da sexta-feira (22), dia devocional de Santa Rita de Cássia. Na data haverá novena de hora em hora a partir das 7 horas. Às 19h30 tem a missa campal ao lado do Santuário e logo após queima de fogos. No domingo, dia 24, tem Missa das Rosas, o dia todo.

continua após publicidade

Artesanato cria renda familiar 

Além dos empregos diretos gerados pelo Santuário Santa Rita de Cássia, o local abriga a feira do artesanato que conta com 40 famílias e emprega cerca de 300 pessoas.  A artesã Juliana Brosso entrou no negócio de produtos religiosos em 2005. Ela e o pai, o marceneiro aposentado Ademar Brosso, confeccionam altares de Santa Rita de Cássia, em bambu, MDF e aproveitamento de madeira. “A ideia foi da minha filha e comecei para ajudar e não ficar parado. Eu monto as caixas e a Juliana fica responsável pela arte final e a comercialização das peças”, relata Brosso. Juliana diz que o negócio com o turismo religioso está sendo uma ótima alternativa para melhorar a renda das famílias. “Lunardelli é uma cidade pequena que não tem emprego e, se não fosse isso, muitas pessoas já teriam ido embora para outras cidades maiores”. Ela relata que consegue ganhar com o negócio cerca de R$ 1,5 mil por mês. “Não é muito, mais ajuda bastante”, completa Juliana.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Turismo muda perfil de Lunardelli "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!